Instalação de contêineres no Centro prevista para julho

A troca do sistema de coleta de lixo domiciliar numa área-piloto, no Centro Histórico e adjacências, com contêineres substituindo as lixeiras particulares e as sacolas na beira das calçadas promete ser o…

A troca do sistema de coleta de lixo domiciliar numa área-piloto, no Centro Histórico e adjacências, com contêineres substituindo as lixeiras particulares e as sacolas na beira das calçadas promete ser o grande destaque do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em 2011. A perspectiva é de um serviço mais eficaz e uma cidade mais limpa. Ampla campanha de conscientização e esclarecimento precederá a instalação dos novos equipamentos, prevista para o mês de julho.

Antes dos contêineres, porém, a campanha “Domingo Sem Lixo”, que iniciou no mês de novembro, voltará já em janeiro, para que a população tenha mais disciplina no descarte de seu lixo cotidiano, obedecendo a dias e turnos das coletas regulares. Ainda em janeiro também, o DMLU inaugurará a 17ª Unidade de Triagem, na rua Frederico Mentz, ampliando o seu programa social de emprego e renda que cresceu em 2010 a partir da inauguração, em junho, da maior de todas as Unidades de Triagem, na Vila Dique.

Outro destaque na ampliação do sistema de limpeza urbana em 2011 será o crescimento do programa de Ecopontos. A primeira Unidade de Destino Certo foi inaugurada em janeiro de 2010 na Vila Cruzeiro. Depois, algumas licitações ficaram desertas. No segundo semestre foi feito um redimensionamento e encaminhadas outras oito unidades que serão distribuídas pela cidade ao longo do ano que se inicia.

Dentro do quadro de serviços prestados regularmente, um destaque especial em 2010 para o programa Bota-fora, que atendeu 202 vilas e coletou 1.746 toneladas dos mais diversos tipos de resíduos inservíveis, diminuindo um pouco o problema dos focos de lixo (lixo descartado na via pública irregularmente), que significa atualmente um gasto mensal de R$ 800 mil para o DMLU.

Uma varrição mais eficiente, atingindo toda a cidade pelo menos uma vez por mês, também está sendo estudada pelo DMLU, mas a primeira novidade de 2011 será a assinatura, nos primeiros dias de janeiro, do convênio que dará origem a diversos pontos de recolhimento de lixo eletrônico em Porto Alegre.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais