Mantega diz que governo vai vetar mínimo acima de R$ 540

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez nesta terça-feira a mais enfática defesa do salário mínimo de R$ 540, definido pelo governo por Medida Provisória que ainda será examinada pelo Congresso Nacional. — Se vier algo diferente disso, vamos simplesmente vetar — disse Mantega, em entrevista coletiva.

Ele argumentou que o valor definido está em um patamar que preserva o equilíbrio das contas públicas e a coerência da política fiscal. — Um aumento acima disso pode provocar expectativas negativas, até mesmo de inflação — afirmou o ministro, explicando que um valor maior elevaria os gastos com a Previdência e deterioraria as contas públicas. — É temerário, neste momento, um mínimo acima de R$ 540 — disse.

Corte de gastos

O ministro da Fazenda anunciou hoje que haverá “uma redução razoável de gastos” em 2011. — O fato é que devemos desembocar numa redução razoável de gastos. Mas não tem parâmetro. Tudo o que a gente conseguir reduzir, nós faremos — afirmou.

Mantega explicou que essa redução do gasto público faz parte “de um movimento cíclico da economia”. — Saímos da fase de recuperação da economia, onde o Estado teve de gastar mais. Agora, estamos em outra fase, em que o Brasil está consolidado e a economia pode caminhar com seus próprios pés e não precisa tanto do estímulo fiscal — disse o ministro.

De acordo com o ministro, o estímulo fiscal será reduzido. Mantega explicou que a demanda pública vai diminuir e abrir espaço para que a demanda privada cresça. — Agora, o Estado pode sair, reduzir o peso e vamos ter um resultado fiscal maior — disse Mantega.

Apesar do menor peso da demanda estatal na economia, Mantega afirmou que o crescimento brasileiro vai continuar e que o PIB deve ter expansão em torno de 5% em 2011.