Atrasos na coleta de lixo da Capital

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) admite: Natal significa atraso na coleta do lixo domiciliar em Porto Alegre. Segundo o supervisor de operações do DMLU, Adelino Lopes Neto, trata-se de um problema típico do fim de ano e que deverá estar solucionado até, no máximo, terça-feira. – Dezembro é a nossa BR-116 às 18h 30min. Engarrafa porque o movimento é fora de qualquer padrão – compara o supervisor.

O engarrafamento do lixo se deve nem tanto ao aumento de peso – na segunda, foram recolhidas 1,3 mil toneladas, contra uma média diária de 1,2 mil toneladas. Tem a ver com as dimensões. A troca de presentes no Natal gera muitas sobras de embalagens, ocupando mais espaço – sem contar o lixo orgânico.

Um agravante foi a chuva de sexta, que desorganizou a coleta. A pior situação coube a locais como Lomba do Pinheiro, Cohab Rubem Berta, Tristeza e Jardim Vila Nova, além dos pontos finais dos 128 roteiros executados em três turnos.

O que ocorre é um efeito dominó. O excesso de lixo enche o caminhão mais cedo e o obriga a voltar ao local de transbordo. São mais viagens, e as equipes passam a não dar conta dos roteiros. O que ficou para trás acaba com a turma seguinte.