Mais da metade da população de baixa renda tem medo de não conseguir pagar conta

SÃO PAULO – O principal medo da população brasileira de baixa renda é não ter dinheiro para pagar as contas. De acordo com estudo realizado pelo Instituto GPP e divulgado pelo Bradesco Seguros, 52% da…

SÃO PAULO – O principal medo da população brasileira de baixa renda é não ter dinheiro para pagar as contas. De acordo com estudo realizado pelo Instituto GPP e divulgado pelo Bradesco Seguros, 52% da população da base da pirâmide se preocupa em não deixar faltar nada para a família e de conseguir pagar todas as contas. Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 1,2 mil pessoas das classes CDE que moram no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre.

Problemas financeiros

De acordo com o levantamento, metade da população de baixa renda constuma enfrentar situações adversas recorrendo a família, amigos e igreja. A família e amigos próximas são a primeira opção em um momento de crise, segundo 49% dos participantes da pesquisa. O estudo ainda aponta que 30% optam pelos chamados “bicos” para enfrentar problemas financeiros. Quando se trata apenas da classe CD, 27% dos brasileiros buscam por um trabalho extra, enquanto na classe E esse índice sobe para 33%. Outros 30% da população de baixa renda já recorreram a bancos e financeiras. Na população da classe C, esse índice é de 41%, caindo para 35% na classe D e 22%, na E. Já 6% preferem vender um bem durável para enfrentar os problemas financeiros, enquanto apenas 2% conseguem guardar dinheiro para arcar com imprevistos.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais