Após cinco quedas, volume de cheques devolvidos volta a crescer no País

SÃO PAULO – O volume de cheques devolvidos voltou a crescer no País, após cinco quedas mensais seguidas, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta segunda-feira (20). Considerando apenas o mês de novembro, a inadimplência com cheques em geral subiu para 1,68%. Mesmo com o resultado, este é o menor patamar de devoluções desde 2005, levando-se em conta apenas o décimo primeiro mês do ano. Na comparação com igual período do ano passado, o total de cheques devolvidos era de 2,04%, passando de 2.058.714 milhões para para 1.597.377 milhões. De janeiro a novembro deste ano, a inadimplência com cheques devolvidos ficou em 1,77%, menor que os 2,17% verificados no mesmo período de 2009.

Preferências

Para os economistas da Serasa Experian, a quebra na sequência de quedas da inadimplência com cheques, em novembro, mostra que o consumidor recorreu a esse instrumento, à vista e a prazo (pré-datado), para as compras no Dia das Crianças. O maior endividamento leva o consumidor a alternar formas de pagamento, evitando extrapolar os limites de crédito, quando definidos.