Porto Alegre apura a menor inflação

Dados do IPC-Semanal, pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas, mostraram que Porto Alegre teve a menor inflação entre sete capitais analisadas na segunda semana de novembro, com alta de 0,34%. O resultado…

Dados do IPC-Semanal, pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas, mostraram que Porto Alegre teve a menor inflação entre sete capitais analisadas na segunda semana de novembro, com alta de 0,34%. O resultado representa queda de 0,01 ponto percentual sobre o índice registrado na semana anterior. O segmento que mais pressionou a alta foi o de Habitação com 0,71%, seguido por Despesas Diversas (0,57%), Educação, Leitura e Recreação (0,57%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,38%). De acordo com o economista Marcio Fernando da Silva, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/ FGV), a menor inflação na Capital foi garantida, principalmente, pela deflação de 0,07% no quesito Alimentação.

Também tiveram variação inferior à média os segmentos de Vestuário (0,20%) e Tranportes (0,21%). Mesmo com deflação nos alimentos, tomate e bergamota são os vilões. O primeiro teve alta de 15,04% nesta semana contra os 25,51% da semana anterior. Já a bergamota ficou 26,67% mais cara. O aumento da energia elétrica colaborou para que o item Habitação exercesse a maior pressão sobre o índice inflacionário, com uma elevação de 2,38%. Outro fator que fez subir o IPC-S foi o preço dos shows musicais, com uma alta de 7,25%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais