4 coisas que só o comércio do bairro proporciona

Empreender em um bairro é um desafio, mas tem as suas vantagens

Caminhar pelas ruas da região em que você mora, cumprimentar os vizinhos e comprar tudo aquilo que precisa. Essa cena é típica de quem frequenta e valoriza o comércio de bairro.

Para Juarez de Paula, gerente de Comércio do Sebrae, a principal vantagem competitiva dos comércios de bairros é a proximidade. “O cliente desse tipo de negócio não busca o menor preço, mas a conveniência”, diz.

Para que as vendas não parem de crescer, o empreendedor precisa usar a seu favor as particularidades do pequeno negócio. Por isso, o Sebrae lançou neste ano o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será comemorado no dia 5 de outubro e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de escolher as micro e pequenas empresas na hora de consumir um produto ou serviço.

Existem algumas coisas que só o comércio do bairro proporciona. Saiba quais são:

1. Comodidade
A principal vantagem de realizar as compras no comércio do bairro é não ter que se deslocar tanto. Se você aproveita para fazer o trajeto a pé, ainda economiza no estacionamento e evita o estresse ao buscar uma vaga para o carro. Ainda é uma ótima maneira de interagir com a vizinhança.

2. Atendimento customizado
Empreendedores que estão no comando de um negócio de bairro têm a vantagem de poder realizar um atendimento diferenciado. Para o gerente do Sebrae, os hábitos de compras de um cliente são informações valiosas que podem ser colhidas com facilidade. Os dados podem ser utilizados para oferecer o melhor mix de produtos para os fregueses da região.

3. Relação de confiança
Muitas vezes, os estabelecimentos de bairro oferecem a opção do cliente pagar depois. Por outro lado, o empreendedor precisa prestar atenção para que essa prática não interfira nas finanças do negócio. Esse tipo de confiança resume bem a relação entre os pequenos negócios e os moradores.

4. Novidades sempre
Os empreendedores de bairro têm flexibilidade para promover determinados produtos e serviços com muita agilidade. A vantagem para a clientela é ter sempre novidades e ofertas perto de casa.

“É possível fazer uma promoção para aumentar o giro do estoque e de uma maneira muito rápida. As grandes lojas não conseguem mudar de estratégias como as pequenas”, explica Juarez de Paula.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios