Pequenas e Micro Empresas representam 27% do PIB do País

No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, existem cerca de 9 milhões de pequenos negócios, divididos entre os setores de serviço, comércio, indústria e construção, responsáveis por movimentar um quarto da economia do País. O Rio Grande do Sul é o quarto Estado com o maior número de MPE’S (93% dos empreendimentos na região), ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, o varejo lidera o número de micro pequenas empresas, com 466.530 instituições. Em Porto Alegre o número é ainda mais expressivo. Das 210.934 empresas ativas, 193.041 são de micro e pequenos negócios, o que significa 61,5% do total.

Além de movimentar a economia, o crescimento dos pequenos negócios impacta diretamente no mercado de trabalho e no desenvolvimento da comunidade. Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, todo bom empreendedor não quer manter seu negócio no mesmo limite de arrecadação por anos. “Ele quer crescer, aumentar sua lucratividade e ampliar sua rede”, disse. Para isso, Kruse explica que é importante que o empreendedor busque se inovar e se capacitar. “É imprescindível que o empreendedor esteja em constante qualificação e fique atento às melhores práticas de gestão”, diz.

O perfil dos empreendedores também está mudando. Ainda de acordo com o levantamento, 51% dos novos empreendimentos são geridos por mulheres e 54% das novas empresas são comandadas por brasileiros com até 34 anos. A classe C também mostra sua ascensão nesse setor e representa 55% dos novos negócios. O dia da micro e pequena empresa é comemorado hoje, 5 de outubro, com o objetivo de incentivar e valorizar os pequenos negócios e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre