Conexão Varejo de fevereiro derruba 10 mitos do varejo

Quanto maior a exposição de produtos, melhor para a loja. Treinar funcionários não vale a pena pois a rotatividade na empresa é grande. Confira 10 mitos derrubados pela Conexão Varejo deste mês.

Quanto maior a exposição de produtos, melhor para a loja. Treinar funcionários não vale a pena pois a rotatividade na empresa é grande. Ambas as frases podem fazer sentido, mas incorporadas a rotina dos negócios prejudicam a gestão e o lucro dos estabelecimentos. Com a participação do gerente de Comércio e Serviços do Sebrae/RS, Fábio Krieger, e de Gildo Sibemberg, sócio-fundador da consultoria de varejo Just Retail, a matéria de capa da Conexão Varejo deste mês derruba 10 mitos do varejo com o objetivo de ajudar os lojistas a conquistar seus consumidores e não reproduzir mais hábitos ultrapassados na rotina das lojas.

Na editoria Personalidade, a revista de fevereiro traz uma entrevista com a consultora e escritora Hilaine Yaccou. A profissional atua há mais de 15 anos como antropóloga de consumo e desenvolve pesquisas de mercado com foco nesse tema e nos hábitos dos consumidores. As mudanças no comportamento dos clientes e as tendências para 2016 são alguns dos destaques apresentados por Hilaine.

Serviços complementares conquistam os clientes e contribuem para fidelizá-los aos estabelecimentos. Essa foi a técnica utilizada pela floricultura Winge, na editoria Gestão da Inovação. Localizada na zona sul da Capital, com 130 anos de atuação e sendo administrada pela 4ª geração da família, a empresa é um exemplo de como estar atento às necessidades do público beneficia, e muito, o negócio. Além da tradicional venda de plantas, flores, vasos, insumos e ferramentas, a Winge oferece diversos serviços extras, como o Café & Prosa, um espaço acolhedor localizado no interior da floricultura que oferece refeições e um local para relaxar. O sócio e gerente Walter Luis Winge, relata que a iniciativa aumentou o fluxo do estabelecimento em, no mínimo, 50%, o que agregou um impacto positivo nas vendas.  “Não vendemos somente plantas, mas um estilo de vida que tem tudo a ver com a atividade, por isso investimos em um espaço exclusivo”, comenta.

Inovação é um dos ideais responsáveis pelo sucesso da loja Ferramentas Gerais, que começou com um pequeno estabelecimento no Centro Histórico de Porto Alegre e hoje é líder no setor em que atua. Com quase seis anos de atuação, ela é o destaque do Case do Varejo, que conta a história da marca como a maior companhia brasileira de suprimentos para os segmentos de Manutenção, Reparo e Operação, comercializando produtos como adesivos, correias, plásticos industriais, equipamentos de proteção individual, ferramentas, tintas, materiais elétricos. Atualmente, a Ferramentas Gerais pode ser encontrada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com um total de 1.300 colaboradores.

A última matéria da sequência de modelos de negócio do varejo aborda as lojas que saíram da internet para entrar no ambiente físico. Para exemplificar o assunto, a reportagem apresenta o case da Oppa, que comercializa móveis e acessórios de design para a casa e iniciou suas vendas pela internet para garantir preços mais competitivos, mas percebeu a necessidade de se aproximar dos consumidores e decidiu abrir uma loja física. Com modelo híbrido de negócios, a Oppa vende pelo e-commerce e tem showrooms para experimentação, onde o cliente pode comprar, mas recebe a entrega em casa.

Os exemplares da Conexão Varejo, do Sindilojas Porto Alegre são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pelo Sindicato, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da publicação estão disponíveis para download em formato digital.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre