Vendas de Dia das Mães tem crescimento nominal de 14% em Porto Alegre em relação a 2015

As vendas para o Dia das Mães deste ano tiveram um crescimento de 14% nominal e 3,6% real em relação ao mesmo período de 2015. A informação é do Sindilojas Porto Alegre e CDL POA que estimam que a data tenha movimentado R$ 86 milhões na Capital. Já o ticket médio do presente foi de aproximadamente R$ 200,00, contando a inflação estimada de 10,43% em comparação com as vendas realizadas no ano passado.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a queda de temperatura que abriu o mês de maio impactou nas vendas para a comemoração e movimentou positivamente o setor. “O frio alavancou, principalmente, a procura por presentes em lojas de vestuário e calçados, que trabalham com um valor agregado maior nos itens da coleção outono/inverno do que nos de verão. A tendência, se continuarmos com dias frios, é termos um inverno melhor para o varejo que o de 2015”, aponta.

“Como a pesquisa que fizemos já antecipava, observamos que a movimentação no comércio ampliou mesmo nos últimos dias, especialmente, no final de semana de Dia das Mães”, ponderou o presidente da CDL POA, Alcides Debus. “Juntamente com a mudança do clima, percebemos que o pagamento dos salários dos consumidores nesta última semana também contribuiu para o aumento das vendas e a garantia de presentes para as matriarcas”, avaliou.

A pesquisa de intenção de compra para o Dia das Mães foi encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e pela CDL POA e foi realizada pelo instituto Zooma. O objetivo do estudo foi identificar o perfil dos consumidores em bairros como o Centro Histórico e o Moinhos de Vento, e as Avenidas Azenha e Assis Brasil, entrevistando 300 consumidores nestas regiões do comércio.