O que é análise digital e porque usá-la no e-commerce?

Vender pela internet requer muito planejamento e uma estratégia bem definida, com objetivos certeiros e alcançáveis. Mas o que muitas vezes não fica tão claro é como avaliar se os objetivos de um e-commerce estão sendo alcançados ou não.

Analisar a informação relacionada à sua loja virtual permite que você não apenas entenda se os resultados obtidos são os esperados, mas também reaja a tempo caso seja necessário fazer alguma mudança na estratégia. Ou seja: dados trazem a possibilidade de tomar decisões. Atualmente, a gestão de dados impacta em várias áreas de um negócio: marketing, vendas, atendimento ao cliente, etc.

O que é o análise digital

Chamamos de análise digital o estudo de dados (tanto quantitativos quanto qualitativos) referentes a um negócio online que tem a finalidade de melhorar seus resultados. Esta análise requer, por um lado, objetivos bem definidos e, por outro, um grande volume de informação para medir os resultados. Por exemplo: no caso de uma loja virtual, o objetivo maior é, sem dúvidas, gerar vendas.

De quais dados você precisará para entender como está sendo desenvolvido o objetivo de gerar vendas? Os mais importantes são:

A quantidade de visitantes;
Quantos visitantes que visualizaram um produto;
Quantos clicaram em “Comprar”;
Quantos finalmente informaram seus dados e concretizaram a compra (o que chamamos de conversão).

Dentro da análise digital, podemos falar de dois tipos de conversão que ocorrem em uma loja virtual: as conversões macro (exemplo: vender um produto) e as conversões micro (como quando alguém que se inscreve em sua newsletter). Mas não se preocupe: vamos nos aprofundar sobre essa questão em artigos futuros. Antes, é preciso definir um outro conceito fundamental: os KPI’s.

O que são os KPI’s?

Os KPI’s da sua empresa (key performance indicators ou “indicadores-chave de desempenho) partem dos objetivos que vimos acima e geralmente são representados por números absolutos ou porcentagens que te permitem medir a eficácia de cada ação em sua loja. Os principais KPI’s de um negócio online poderiam ser:

Visitantes: quantidade de pessoas que visitam o site;
Taxa de conversão: porcentagem de visitantes que compram em sua loja (visitas únicas divididas pelas vendas);
Ticket médio: montante médio que os clientes gastam em sua loja em um período de tempo determinado.

Sozinhos, os KPI’s não vão te dizer muito: serão apenas números e porcentagens. O interessante é comparar esses valores com outras etapas da sua loja virtual e entender como eles estão evoluindo.

Como é o processo de análise digital?

Com base em tudo o que acabamos de ver, podemos dizer que a análise digital de um e-commerce conta com quatro etapas principais:

Fixar objetivos claros

Sem este importante passo você estará “às cegas” e desconhecerá o foco do seu negócio e o que deseja conquistar com seu trabalho diário. Confira como definir metas e objetivos certeiros.

Definir os KPI’s

Em função dos objetivos traçados, é recomendável listar uma série de indicadores que te guiarão para alcançar as metas da sua empresa. O ideal é identificar os três ou quatro mais importantes (como o exemplo anterior), já que vários KPI’s dificultarão o acompanhamento dos resultados.

Reunir dados

Uma vez conhecidos os objetivos globais e os KPI’s do seu empreendimento, chega o momento de coletar dados. Se está trabalhando em uma loja virtual, você precisará usar uma ferramenta como o Google Analytics para conseguir essa informação.

Criar um relatório

Com o Google Analytics você poderá criar relatórios para cruzar todos os dados levantados e analisá-los com atenção. Eles te permitirão filtrar por datas, saber quais foram as páginas mais visitadas e contar com uma visão global do rendimento da sua loja virtual.

Ajustar detalhes e testar

Depois de analisar toda a informação e tomar as conclusões pertinentes, é hora de agir: você precisará fazer as mudanças necessárias e esperar um tempo para ver como elas se desenvolvem. Para saber se foram positivas, você precisará recoletar a informação e analisá-la novamente.

Fonte: Ecommerce Brasil