Sala do Empreendedor é aberta em Porto Alegre

Em todo o Estado, 92 municípios já contam com a estrutura

Foi inaugurada, nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre, a Sala do Empreendedor, uma iniciativa da prefeitura da cidade com a Endeavor Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado. O espaço funciona na rua Siqueira Campos, nº 805, das 10h às 16h, e tem o objetivo de emitir Alvarás de Localização e Funcionamento.

Espera-se que, com a novidade, seja reduzido em até 99% o tempo de abertura de empresas. “Temos buscado mecanismos modernos de gestão, muito utilizados pela iniciativa privada, para dar mais celeridade aos processos da administração pública. O compromisso como gestores públicos é viabilizar o empreendedorismo, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou o prefeito José Fortunati.

O diretor-geral da Endeavor no Brasil, Juliano Seabra, ressaltou a importância para os empreendedores ao encontrarem orientação, informação e atendimento centralizados em um único escritório. “Ainda temos desafios, mas se conseguirmos atingir a meta de abrir uma empresa de baixo risco em até cinco dias, Porto Alegre será referência e deve atrair mais empreendedores”, concluiu.

A Sala do Empreendedor é o marco inicial da implantação do projeto Simplificar, que até o final do ano, deve tornar Porto Alegre a Capital referência na tramitação de processos. O objetivo é reduzir em 87% o tempo médio de abertura de empresas de alto risco e em 99% as de baixo risco (se considerado o tempo médio estimado em 2015). O tempo médio para abrir uma empresa é de 484 dias.

Em todo o Estado, 92 municípios já contam com a Sala do Empreendedor. “Hoje damos um grande passo para facilitar a vida dos empreendedores de Porto Alegre, iniciativa que evoluirá ainda mais com a aprovação, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que propõe a flexibilização da Lei Kiss (Lei de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)”, destacou Alessandro Machado, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS.

Fonte: Jornal do Comércio