Como “pensar dentro da caixa” pode ser importante para sua empresa

Empresas precisam aprender a sobreviver com foco em qualidade

Partindo do princípio, toda ideia de negócio, para que ganhe vida, precisa ser original. É necessário enxergar um nicho de mercado pouco explorado e sentir que a demanda do produto ou serviço a ser oferecido aumente a cada dia. Após um tempo, é fundamental inovar e, mais do que capital para investir, é necessário ter foco e planejamento.

Um erro muito comum que leva a maioria das empresas ao insucesso é a empolgação com a abertura de diversas frentes de atuação e grande oferta de produtos. É importante atender ao mercado com eficiência e responsabilidade, para que se conquiste a credibilidade perante o consumidor, assim como potenciais investidores e muitas vezes é mais inteligente a especialização em um produto ou serviço em vez de um cardápio muito extenso. Faça bem feito aquilo que escolheu fazer.

Nessas horas costumo aplicar a expressão “pensar dentro da caixa”. Não no sentido de pensar pequeno ou ter uma mente fechada, mas sim pensar na sua empresa como um todo, avaliar o que se oferece e se especializar para ser o melhor naquele setor. Não à toa a maioria das grandes companhias têm suas marcas “top of mind”. Algumas delas começaram a partir de um foco naquela determinada área, outras, embora com outros produtos também comercializados, ficaram marcadas por serem excelentes em determinada oferta. Assim vemos a Danone na oferta de iogurtes, a Bombril na área de esponjas de aço e a Xerox como referência de fotocópias, por exemplo. Neste sentido a especialização e aprimoramento do produto ou serviço são fundamentais.

O maior desafio das empresas nos últimos tempos tem sido manterem-se no mercado, com qualidade e preço competitivo. Para manter a carteira de clientes em momentos de crise é preciso ter cautela ao repassar o aumento de custos na operação, muito comum no período. Neste momento de crise, manter cliente tem sido sinônimo de ganhar. Além disso, é preciso uma atualização constante, desde a visão de negócios até o aprimoramento dos serviços já oferecidos.

Pois bem, chegada a hora de atualizar a apresentação de um produto ou serviço oferecido e direcionar esforços para tal empreitada, é preciso ter um planejamento bem definido de acordo com as prioridades de posicionamento no mercado. Neste momento é fundamental ouvir a voz do cliente, quais pontos ele enfrenta dificuldades e de que forma sua empresa pode ajudar a saná-las. Com isso, até mesmo uma nova prestação de serviço pode surgir.

A todo o momento a tecnologia aplicada nos processos deve ser pensada, afinal, ela existe para facilitar o dia a dia, encurtar processos, reduzir custos e aumentar a segurança de uma operação. Dependendo da área de atuação da empresa, a tecnologia pode vir a calhar na hora certa e, reforçando o que disse anteriormente, mais do que facilitar um processo, passar a oferecer um novo serviço.

Toda a análise da empresa, sua área de atuação, foco e tipo de serviço prestado pode ser feito com o auxílio da equipe interna. Além de contar com o know-how de um time que está presente na rotina do negócio, que executa suas ações exclusivamente para a empresa, direciona suas energias para tal e tem condições de analisar erros e acertos de perto, de cada área, permitindo assim que o colaborador se sinta parte do negócio. Uma equipe motivada vale por dez e uma análise bem feita minimiza consideravelmente o percentual de erros. Vale ressaltar que toda companhia é passível de falhas, porém, com cautela na tomada de decisão as chances de sucesso são potencializadas.

No mundo empresarial muitas das tentativas são válidas e o ditado é certo, errando é que se aprende. Entretanto, se for possível identificar o momento exato da reestruturação e atualização dos processos, a expansão dos negócios é promovida a um novo patamar e os resultados tornam-se tangíveis financeiramente.

Fonte: Administradores