Raul Pont, candidato à Prefeitura pelo PT, defende democracia participativa em encontro com empresários da Capital

Raul Pont (PT) participou nesta segunda-feira, dia 15, do 5º Café com os Candidatos à Prefeitura Municipal, organizado pelo Sindilojas Porto Alegre, CDL POA, SINDHA e SHPOA

Raul Pont, candidato à Prefeitura da Capital pelo PT, participou nesta segunda-feira, dia 15, do 5º Café com os Candidatos à Prefeitura Municipal, organizado pelo Sindilojas Porto Alegre, CDL POA, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e o Sindicato de Hotéis (SHPOA).

A revitalização do Centro Histórico e do Cais do Porto, a criação do Centro de Convenções de Porto Alegre, a garantia da segurança pública na Cidade e o desenvolvimento do turismo foram as principais solicitações dos representantes das quatro entidades.

Na ocasião, Pont defendeu o processo democrático e a participação de toda a sociedade na gestão e implementação de melhorias para a Cidade. Segundo ele, a Prefeitura não consegue cuidar do Centro Histórico e do desenvolvimento do turismo de negócios da Capital sozinha. “O papel da Prefeitura é garantir que a população tenha uma cidade limpa, aprazível e acessível. O restante deve ser feito em parceria”, pontuou.

Diante disso, Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, disse que as entidades representam empreendedores que, por sua vez, buscam constantemente o crescimento dos seus negócios. E, logo, o progresso de Porto Alegre. “Trabalhamos incessantemente com esse objetivo que contribui diretamente com o futuro da Capital. Por isso, entendemos que a organização pública deva se inspirar na iniciativa privada para atuar com profissionalismo e implementar projetos de longo prazo, que não durem apenas quatro anos e terminem a cada troca de gestão”, comentou.

O vice-presidente Administrativo e Financeiro da CDL POA, Sérgio Galbinski, disse que no processo democrático é fundamental ouvir as solicitações das entidades empresariais. Afinal, por trás de cada representante existem diversos lojistas e seus sócios, funcionários e suas famílias. “A CDL POA está há mais de 50 anos trabalhando em prol do comércio local, e sempre contou com o apoio da Prefeitura para isso. Porém hoje, além de reivindicações como a revitalização do Cais do Porto e da necessidade de alvarás mais rápidos e de prazos maiores, precisamos de segurança. As pessoas estão com medo de ir às ruas e nos sobraram as lojas de shopping, com alugueis altíssimos. Então, contamos com a Prefeitura para gerenciar melhor esta questão”, destacou.

Henry Chmelnitsky, presidente do Sindha, destacou a união das entidades para colaborar com a economia de Porto Alegre. “Estamos trabalhando cada vez mais unidos porque acreditamos que isso fortalece nossas demandas. Quando pedimos maior participação nas discussões envolvendo o setor do comércio e turismo é porque podemos contribuir para a gestão.”

E, por fim, Carlos Henrique Schmidt, presidente do SHPOA, pontuou a necessidade de investimento no turismo, com a construção do Centro de Convenções, revitalização da Orla, ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho e avanço na construção do Cais do Porto. “Estamos há 20 anos discutindo esse assunto. Espero que esse tema seja desamarrado na próxima gestão.”