Conheça o ranking das 300 maiores empresas do Varejo Brasileiro

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com o apoio técnico da KPMG, BTR e Varese, revela a importância das redes regionais e o esforço dos varejistas para manterem suas operações lucrativas diante da situação econômica do País. A edição do Ranking deste ano, que teve sua base ampliada de 250 para 300 empresas, mostra a relevância de diversas empresas regionais que raramente aparecem na imprensa, mas que contribuem para o crescimento do varejo nacional.

O País teve queda e sofreu com desaceleração da economia ao longo de 2015 e do início de 2016, mas a análise dos números das 300 maiores empresas do varejo brasileiro mostra um cenário diferente. Apenas 88 das 300 varejistas listadas reduziram o número de funcionários no ano passado e somente 31 diminuíram o número de lojas.

Somadas, as 300 empresas listadas neste Ranking tiveram um faturamento bruto de R$531,2 bilhões em 2015. Considerando as 245 empresas que divulgaram seus números relativos a 2014, o crescimento consolidado foi de 9,02%, quase o triplo dos 3,2% registrados para o total do varejo pela Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Esse número mostra que a busca por eficiência trouxe resultados para o grupo das 300 maiores empresas, que, mais estruturadas, sairão ainda mais fortes do atual momento e conseguirão, a partir da retomada da economia, crescer ainda mais.

Outro dado importante trazido pela pesquisa é a relevância do varejo na geração de empregos. As 300 maiores juntas empregaram mais de 1 milhão e 600 mil brasileiros; só as 10 maiores empregaram 444 mil pessoas. Das 300 avaliadas, 102 cresceram mais de 10% em 2015, ou seja, ganharam da inflação.

Saiba outros dados e o ranking das maiores empresas do Varejo Brasileiro fazendo o download do arquivo no site da SBVC