5 sinais de que você deveria investir em marketing de performance

Se existe uma máxima verdadeira é que: “o e-commerce não sobrevive sem divulgação”

Todo empresário que inicia um projeto de loja virtual sabe da necessidade de expor os seus produtos e marca para o público. Afinal, em um universo com mais de 450 mil sites que comercializam produtos no Brasil, é natural a necessidade de divulgação para conseguir se destacar. E qual o caminho de muito deles? O Facebook.

O raciocínio até que faz sentido, trata-se da rede social com maior número de usuários no Brasil. Mas tem um ponto, uma parcela significativa de lojas acredita que apenas a criação de posts e o compartilhamento de alguns materiais serão suficientes para atrair clientes. Não é bem assim. Lá, atrás, até era possível, com muito trabalho, conseguir bom posicionamento orgânico, mas hoje o Facebook diminui muito esse alcance, e isso se deve ao modelo de negócio da empresa, que é baseado em anúncios.  

Outro passo comum para quem está começando é investir no Google Adwords. A ferramenta é simples e parece ter um custo justo para quem tem pouco dinheiro. O lojista realmente acredita que apenas a inserção de um linkpatrocinado, para uma palavra chave específica com um budget de R$ 100,00, será suficiente para trazer centenas de clientes, que farão compras e irão assegurar a existência da loja virtual. Também não é bem assim, e quem está no e-commerce ou em agências sabe que é preciso mais do que isso para alavancar vendas em uma loja virtual.

Essas são histórias comuns, mas que dificilmente (ou nunca) trarão algum retorno. E nesse momento o lojista se dá conta que é preciso planejamento estratégico para conseguir chegar ao cliente certo, no momento mais adequado.

O marketing de performance deve ser usado JÁ por seu e-commerce

O marketing é uma área em constante transformação que, com o passar dos anos, foi se adaptando às necessidades de clientes e marcas, sempre buscando o resultado de uma equação que envolve gerar novos negócios e, ao mesmo tempo, ser menos invasiva ao cliente, e o marketing de performance é a forma de se chegar mais perto disso.

Estamos falando de criar uma estratégia que envolva vários canais, como Facebook Ads, Google Adwords, campanha de Afiliados, retargeting e comparadores de preço. Será necessário investir muito mais dinheiro com isso? Não necessariamente. Na verdade, é possível redistribuir o valor investido pelos canais, sempre se baseado no desempenho de cada um deles.

Mas quando é hora de investir em performance? De forma direta, a hora certa é agora!

1) Você só investe em Adwords: claro que o Google Adwords é um grande aliado de seu e-commerce, mas não é o único canal que deve fazer parte de sua estratégia. A diversificação é fundamental. E tem outro ponto: grandes lojas virtuais também utilizam o buscador para anúncios, e dificilmente você vai conseguir algum destaque no leilão de espaços para palavras com grande busca.

2) Sua estratégia de divulgação está concentrada em posts no Facebook:como já dissemos, o alcance de uma página no Facebook reduziu muito com o passar dos anos, e mesmo assim é preciso atrair fãs com chances reais de se tornarem clientes. Se você comprou ou compra seguidores, o problema é ainda mais sério.

3) Você não sabe a origem de suas vendas: problema. É fundamental que você saiba de onde seus clientes chegam até sua loja, e a representatividade de cada um dos canais onde anuncia. Se isso não acontece, como você mede aquilo que dá certo ou que precisa de reavaliação?

4) Você não mede o ROI: problema (novamente). Indicadores precisam referenciar seu negócio, e com o marketing não é diferente. Você precisar entender o quanto investe, o custo de cada produto para sua loja e o quanto ela gera de retorno. Talvez você até venda, mas o valor investido em campanhas pode ser maior do que o que elas realmente trazem para o negócio.

5) Os canais que você utiliza não geram receita: sua loja até possui um planejamento e usa alguns canais de marketing, mas eles geram pouca ou nenhuma receita. Bom, talvez seja hora de estruturar um projeto de marketing com o uso de softwares de gestão. Os motivos para isso podem ser os mais diversos, como a escolha do canal que seu target não está ou ainda a forma como a mensagem está sendo transmitida.

O marketing de performance precisa fazer parte do projeto desde o início, pois isso aumenta muito as chances de sucesso da loja virtual. Mas se seu e-commerce já está no ar, nunca é tarde para começar a divulgação de forma profissional.

 

E-commerce Brasil

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