O que é pré lista de postagem (PLP)?

A pré lista de postagem (PLP) é um recurso excelente para quem possui um e-commerce, pois ela traz muitas facilidades para o empreendedor e maior segurança para o comprador. Resumidamente, é um controle prévio em que é feito um cadastro da mercadoria a ser enviada e entregue pelos correios e que gera um código de […]

A pré lista de postagem (PLP) é um recurso excelente para quem possui um e-commerce, pois ela traz muitas facilidades para o empreendedor e maior segurança para o comprador. Resumidamente, é um controle prévio em que é feito um cadastro da mercadoria a ser enviada e entregue pelos correios e que gera um código de rastreio do produto. Quer entender melhor como funciona? Então leia o nosso artigo!

Como funciona a pré lista de postagem (PLP)?

Como dito, a pré lista de postagem, ou PLP, é um documento entregue aos Correios no momento em que a mercadoria é enviada. Esse documento contém um formulário em que devem ser informados os seguintes dados:

dados do remetente;
destinatário;
serviços de entrega;
característica dos objetos enviados.

É muito importante que o cliente possua um software que facilite a emissão da pré lista de postagem, isso porque não apenas agiliza o processo, mas também oferece um controle maior de toda mercadoria enviada para os correios. Além disso, ainda é possível obter dados preciosos que otimizarão a logística da loja virtual.

Quais as vantagens de usar a pré lista de postagem?

São muitas as vantagens para o comerciante e para o comprador. Com ela, é possível agilizar o processo de entrega de mercadorias, o que torna a loja virtual ainda mais competitiva.

Além disso, o código de rastreio gerado pelos Correios possibilita uma maior segurança, o que faz com que o consumidor tenha mais confiança no e-commerce. E isso é muito importante para atrair novos clientes. Outra vantagem é que você possui um controle maior sobre todo o caminho que as suas mercadorias percorrem.

Mas é realmente importante fornecer o código de rastreio para o meu cliente?

Um dos fatores mais importantes para um e-commerce é a reputação dele. Diferentemente das lojas físicas, o empreendimento precisa conquistar a confiança do comprador, afinal ele pagará por um produto que não visualizou fisicamente.

Portanto, a reputação e a confiabilidade para e-commerces não é algo simples de ser conquistado. E o código de rastreio é um fator que pesa muito para conquistar isso.

Quando um cliente compra um produto, ao checar toda a movimentação da mercadoria, ele fica muito mais tranquilo e confiante, diminuindo as reclamações e chamadas, e dando muitos pontos positivos para a loja virtual. O código de rastreio garante a satisfação do cliente durante todo o processo de entrega da mercadoria.

Como visto, a pré lista de postagem poupa muito tempo para o e-commerce. Além de ser uma forma segura de emitir o código de rastreio do produto.

 

Fonte: Ecommerce Brasil

Veja também

    AssessoriaNoticias

    Artigo: Estruturando o futuro

    Veja mais
    Noticias

    O poder dos relacionamentos: social selling

    Veja mais
    Noticias

    Dia da Black Friday pode ter comércio com horário estendido mediante Acordo Cole...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    IA na prática: aprenda conceitos essenciais e explore ferramentas para criar cont...

    Veja mais