Ferramentas para ganhar tempo na gestão do seu negócio

Veja cinquenta ferramentas práticas de marketing, vendas, finanças e inovação que podem facilitar sua rotina

As ferramentas começaram a nos ajudar já na pré-história, quando o primeiro Homo Sapiens criou o fogo, a arma e o lápis. E eles viraram a extensão das mãos. Depois disso, a roda fez nascer a carroça, o carro, o patins e o skate. E todos eles viraram a extensão dos nossos pés. Pois é. Não é de hoje que temos utilizado as ferramentas para facilitar nosso próprio trabalho. Tem gente que até diz que as bicicletas são extensões das pernas, os óculos extensões dos olhos e o computador a extensão do cérebro.

Se pararmos para pensar, saber como usar as ferramentas que existem no mundo é o que nos torna capazes de realizar muito mais do que o nosso corpo e a nossa mente permitem. Elas facilitam tarefas difíceis, otimizam o tempo, ajudam no operacional e abrem espaço na agenda para pensarmos melhor em tudo que for estratégico. Pensando nisso, separamos 50 ferramentas que vão facilitar, e muito, sua rotina. Preparado? Então, vamos à lista!

MARKETING E VENDAS

1. Planilha para Projeção de Vendas

Nem otimista, nem pessimista. Com essa planilha, você ajuda seu time a colocar o pé no chão e analisar os dados de vendas com mais objetividade.

É indicada para empreendedores com negócios do estágio inicial ao mais estável que se atentam a questões de sazonalidade; e
É útil porque permite lidar com a projeção de vendas em si, incluindo os nomes dos principais produtos geradores de receitas, com uma estimativa de vendas por mês e o valor de cada unidade.

2. Matriz BCG para analisar seu mix de produtos

Na prática, a matriz BCG vai te ajudar a ter clareza de quais produtos geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro.

É indicada para empresas já estabelecidas. Startups e empresas em fase de planejamento ainda não dispõem de dados suficientes para efetuar a análise.; e
É útil porque é um método eficaz para se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos ou até mesmo uma estratégia de vendas.

3. Mapa de Empatia para empreendedores

Entender o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve a respeito de um produto é essencial para o seu sucesso. Com isso, o empreendedor e seu time consegue identificar quais os pontos a melhorar do seu produto e o que poderia ser feito para melhorar a experiência do consumidor.

É indicado para empreendedores e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos (ou serviços); e
É útil porque é um mapa visual que orienta a discussão e o brainstorming sobre a criação de novos produtos a partir da perspectiva do cliente

4. Captação de clientes: grandes contas

Ter um ou alguns grandes clientes no início das operações é uma espécie de “atestado de qualidade” para a pequena empresa. Essa ferramenta te oferece uma sugestão de roteiro prático, desde o preparo para o contato com o executivo da grande empresa até a gestão da sua carteira de clientes.

É indicado para orientar o micro e pequeno empreendedor que quer se preparar para apresentar sua empresa aos potenciais consumidores.
É útil porque usa de uma abordagem simples que tem o potencial para adaptar a realidade do negócio, quebrando alguns mitos e preparando o empreendedor para situações importantes.

5. Design thinking para pequenas e médias empresas

Criar algo desejável pelos consumidores, viável de ser produzido e rentável para o seu negócio: esse é o objetivo do Design Thinking, a inovação centrada no usuário.

Indicado para negócios de todos os portes que tenham interesse em criar experiências de consumo altamente desejadas por seus clientes; e
É útil porque permite ampliar o conhecimento sobre o consumidor e sugere como transformar as informações obtidas em negócios mais rentáveis.

6. Plano de Marketing e Vendas para Empreendedores

A sigla Aidala se refere às etapas para conquistar clientes fiéis: atenção, interesse, desejo, ação, lealdade e apóstolo. Você já se perguntou como o posicionamento do seu negócio influencia no desempenho do time de vendas? Descubra como desenvolver um plano integrado de marketing e vendas que passe da atenção à lealdade dos seus consumidores.

É indicado para empreendedores sem experiência em planejamento de vendas; e
É útil porque muitos empreendedores não investem o tempo devido em planejamento, seja na criação da empresa, seja no decorrer do percurso, muitas vezes sem dispor dos recursos necessários.

7. Precificação baseada em valor

Além do preço de custo, existem valores intangíveis que podem compor o preço de um produto. Você já parou para pensar neles na hora de precificar seu mix de produtos?

Indicado para todos os tamanhos de negócio e projetos; e
É útil porque empreendedores que oferecem produtos ou serviços inovadores ou com alguma diferenciação muito relevante.

8. Job to be done para empreendedores

Para construir uma empresa sólida, a proposta de valor é premissa básica. Entenda qual é a sua ‘entregável’ para os seus clientes, e como você pode torná-la ainda mais valiosa.

Indicado para empreendedores e executivos de empresas de todos os portes;
É útil porque contribui para que o consumidor aumente sua percepção do valor de um produto ou serviço e, consequentemente, para o crescimento das vendas.

9. Design de produtos, desenvolvido por Steve Jobs

“É muito difícil fazer o design de um produto a partir do que muitas pessoas dizem. Muitas vezes, elas não sabem o que querem até que você mostre a elas”, dizia Steve Jobs. Mas não pense que as dicas da ferramenta são apenas de produtos consagrados como o iPod, o iPhone e o iPad.

Indicado para negócios em fase inicial ou de pequeno porte, que atuem no desenvolvimento e na venda de produtos. Pode, eventualmente, ser adaptado para comércio e serviços; e
É útil porque organiza as principais diretrizes usadas por Steve Jobs no período em que a Apple ainda era “só uma empresa de garagem”, com recursos limitados.

10. Nomes para um novo negócio

Dar nome a um negócio é sempre algo trabalhoso. Às vezes, não falta criatividade, mas o nome pode ser difícil de pronunciar ou sem um significado claro. É por isso que essa ferramenta apresenta técnicas simples para você gerar nomes e avaliar sua adequação ao negócio que deseja criar.

Indicada para empresas de todos os portes; e
É útil porque apresenta técnicas simples para a geração e seleção de nomes para um novo negócio.

ESTRATÉGIA E GESTÃO

11. Análise 360° da oportunidade de negócio

A “análise 360°” guia o empreendedor em suas reflexões sobre os aspectos internos e externos de um negócio. A cada oportunidade analisada, escolhe-se aquela que tem a maior pontuação nas duas etapas já que ela indica qual ideia será mais relevante para o seu negócio.

Indicado para empreendedores de primeira viagem; e
É útil porque capacita o empreendedor a avaliar quais das suas ideias têm o maior potencial para ser relevante e lucrativa.

12. As 5 Forças de Porter para analisar a concorrência

Você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? Com essa ferramenta, você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha e também como dificultar a entrada de novos players.

Indicada para organizações de todos os tamanhos; e
É útil porque o empreendedor pode analisar o ambiente competitivo em que sua organização está inserida e determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.

13. Missão, visão e valores

A definição desses três itens é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validada para definir a direção da empresa.

Indicada para organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as pequenas; e
É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

14. Effectuation para não empreendedores

Você quer abrir um negócio, mas ainda tem receio de se tornar empreendedor? Essa ferramenta é um passo a passo para quem quer ter sua empresa, com orientações desde a etapa de geração de ideias, passando pela implementação, até chegar ao crescimento inicial.

Indicada para pessoas que querem criar um negócio próprio, mas que, por algum receio, ainda não se tornam empreendedores; e
É útil porque orienta o futuro empreendedor nas etapas de geração de ideias de negócios, implementação e crescimento inicial.

15. Análise SWOT

Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa e a situação do mercado. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.

Indicada para organizações de todos os portes, para todas as fases de maturidade do negócio; e
É útil porque com essa análise o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

16. Business Model Canvas

O BMC permite aos empreendedores uma definição de modelo de negócio de suas empresas de forma sistêmica, integrada, rápida e visual. Além disso, ela ainda integra percepções sobre como a empresa pode/deve atuar.

Indicada para organizações de todos os portes; e
É útil porque a ferramenta permite que empreendedores e estrategistas definam o modelo de negócios da empresa de uma forma simples e visual.

17. Definição de metas para pequenas e médias empresas

Entre o sonho grande e os pés no chão, como definir metas que sejam, ao mesmo tempo, alcançáveis e desafiadoras para o seu time? Descubra nessa ferramenta.

É indicado para empresas de pequeno porte; e
É útil porque a ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes.

18. 5W2H – plano de ação para empreendedores

Se você quer desenvolver um plano em ação, esse é o momento ideal para usar a ferramenta 5W2H. Para usar a ferramenta, será preciso pensar nos seguintes pontos: o que deve ser feito?; por que deve ser implementado?; quem é o responsável pela ação?; onde deve ser executado? quando deve ser implementado?; como deve ser conduzido?; quanto vai custar a implementação?

É indicado para todos os tamanhos de negócio; e
É útil porque a base da metodologia está centrada na resposta a sete perguntas essenciais. Os “Ws” e os “Hs” são derivados das iniciais de palavras interrogativas em inglês (what, why, who, where, when, how e how much).

19. Matriz de gestão do tempo

Você suou a camisa, mas chegou ao fim do dia sem ter certeza do que realizou? Se o acúmulo de atividades sempre te dispersa, torna a rotina mais cansativa e ainda menos produtiva, que tal aprender a gerenciar melhor o tempo e priorizar o que é importante?

Indicado para todas as pessoas que querem gerenciar suas horas para priorizar o que é realmente importante para o negócio; e
É útil porque é uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que as pessoas organizem melhor seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades.

20. Funil de ideias para um novo negócio

Muitas pessoas pensam em abrir um negócio, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora. Essa ferramenta te ajuda por meio de duas abordagens: vivência do empreendedor e observação de mercado.

Indicada para quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir; e
É útil porque facilita o processo de geração e validação de uma ideia de negócio, com base em uma ferramenta visual.

21. Mapas mentais para empreendedores

A ferramenta te ajuda na rotina diária, na identificação de oportunidades e no planejamento do negócio, partindo de uma informação central para desdobrar em uma série de outras, de forma organizada e visual.

Indicada para empreendedores e seus time se expressarem de formas alternativas para organizar ideias, pensamentos e conceitos; e
É útil porque ajuda a organizar, apresentar e discutir seus pensamentos e ideias não lineares a respeito de assuntos relacionados à empresa.

22. MAT: plano de negócios simplificado

Você sabia que apenas 1% dos empreendedores começa seu negócio com um plano de negócios? Pode não parecer prioridade logo no começo, mas colocar no papel os seus planos para o futuro te ajuda a traçar ações para chegar até onde você quer.

Indicada para empreendedores individuais com faturamento mensal máximo de R$ 5 mil; e
É útil porque orienta o planejamento de empreendedores não familiarizados com técnicas de gestão.

23. Plano de negócio em pirâmide

Essa ferramenta ajuda o empreendedor a enxergar o negócio como algo sistêmico, no qual todas as áreas estão integradas.

Indicada para empreendedores em busca de investidores que elaboram um plano de negócio pela primeira vez; e
É útil porque auxilia o empreendedor a organizar as informações da empresa, considerando o objetivo do seu plano de negócio.

INOVAÇÃO

24. Triz para geração de ideias em times

Nesse brainstorming guiado, use cartas com soluções prontas para os mais diferentes problemas. Comece com um desafio e reúna o seu time para encontrarem, juntos, as soluções mais inovadoras.

Indicada para empresas de todos os portes, em especial as menores, que demandam melhorias e inovações em processos, produtos e serviços; e
É útil porque orienta a geração de ideias, aumentando a eficácia das soluções buscadas.

25. Diagnóstico da inovação para pequenas e médias empresas

Elaborada pela 3M, essa ferramenta oferece 20 perguntas para você analisar a visão dos seus colaboradores e dos líderes sobre o grau de inovação da sua empresa, identificando os problemas e as causas que te impedem de inovar. Em seguida, desenha-se um plano de ação com datas, objetivos e responsáveis.

Indicado para pequenas e médias empresas; e
É útil porque permite a empresas comprometidas com a inovação a obtenção de vantagens competitivas e a adoção de medidas para tornar o negócio ainda mais inovador.

26. Os 4Ps da gestão da inovação para PMEs

Os 4Ps da inovação consistem em quatro áreas de decisões (propósito, processos, pessoas e políticas) que o empreendedor precisa considerar para fortalecer e consolidar a capacidade de inovação de seu negócio.

Indicada para negócios de todos os portes, mas vale alertar que a ferramenta foi desenvolvida considerando pequenas e médias empresas; e
É útil porque oferece uma visão abrangente sobre como a inovação pode ser gerida em organizações de menor porte, embora também possa ser usada em negócios maiores.

27. Scamper: técnica de geração de ideias

Para facilitar a geração de ideias do seu time, utilize essa ferramenta para criar novas versões de um produto ou serviço, incentivando a inovação e guiando as sessões de brainstorming.

É útil porque torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo.

INVESTIMENTO E ACESSO A CAPITAL

28. Mapa de Linhas de Fomento para inovação tecnológica

A sua empresa tem potencial para se beneficiar de uma linha de fomento de inovação tecnológica? Conheça o mapa da mina para acessá-las!

É indicada para empresas de todos os portes com interesse em inovação tecnológica, em especial as de micro e pequeno porte (MPE); e
É útil porque apresenta e organiza as principais fontes de recursos para projetos de inovação no Brasil e guia o empreendedor na definição da alternativa mais adequada para o seu projeto.

29. Investimento-anjo: checklist do Empreendedor

Do processo de preparação do empreendedor até a captação, descubra o que é preciso para seu negócio captar recursos financeiros de um investidor-anjo com essa ferramenta desenvolvida por Cassio Spina, da Anjos do Brasil.

É indicada para empreendedores iniciantes e negócios nascentes; e
É útil porque apresenta uma lógica que pode facilitar o acesso a esse tipo de investidor e aumentar as chances de captação de recurso.
 

30. Pitch para investidores

Se você tivesse um minuto para convencer um investidor sobre o seu negócio, o que você falaria? Siga os 6 passos dessa ferramentas e descubra os elementos que não podem faltar na sua fala e qual a melhor sequência de apresentação.

Indicada para empreendedores em busca de capital de investidores ou participantes de competições de empreendedorismo; e
É útil porque organiza as informações que devem ser transmitidas ao investidor (ou à banca de avaliação) de maneira sintetizada e persuasiva.
 

FINANÇAS

31. Orçamento Base Zero para pequenas e médias empresas

Essa é uma das ferramentas mais úteis para o empreendedor de primeira viagem. Com ele, é possível visualizar os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte, priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio e eliminar os supérfluos.

Indicada para pequenas e médias empresas em operação há pelo menos um ano fiscal; e
É útil porque ajuda o empresário a conhecer os principais gastos, estabelecer metas de corte e priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio.
 

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

32. 4 tipos de colaboradores de Jack Welch

Faça uma avaliação rápida sobre quem deve subir de cargo, receber uma nova chance e quem deve ser demitido.

Indicado para empreendedores e executivos de empresas de qualquer porte, o foco está na experiência de Jack Welch com gestão de pessoas; e
É útil porque permite uma avaliação periódica e o alinhamento do colaborador com os valores da empresa. Além disso, os critérios de divisão asseguram uma tomada de decisão mais assertiva quanto ao destino de cada membro.

33. Método da cumbuca

Quer investir no treinamento da sua equipe, mas não dispõe de recursos financeiros para isso? A ferramenta Método da Cumbuca pode ser uma ótima opção! A técnica consiste na formação de pequenos grupos, que se reúnem em encontros rápidos e periódicos, para discutir conteúdos que exercem impacto positivo sobre o resultado do empreendimento.

Indicada para empresas de todos os portes, em especial as menores e aquelas com poucos recursos para investir em treinamento e desenvolvimento de equipes; e
É útil porque conta com uma técnica simples de aprendizagem organizacional que pode trazer resultados concretos com baixos investimentos. Além disso, incentiva o autodesenvolvimento dos colaboradores.

34. Formação de equipes empreendedoras

Como ter as pessoas certas, nos lugares certos e com a motivação certa? É impossível construir um negócio sólido sem uma equipe competente. Mais do que ter uma grande ideia ou muito dinheiro para investir, empreendedores deveriam almejar ter uma grande equipe.

Indicada para empresas em fase de pré-lançamento e aquelas que querem formar equipes mais integradas com a visão do empreendedor; e
É útil porque ajuda a achar as pessoas certas para os lugares certos, determinando quais são os postos-chave e os indivíduos mais indicados para preenchê-los.

35. Livro de cultura para pequenos negócios

Identifique qual é a sua cultura organizacional e entenda a diferença que isso faz na condução do negócio. Interpretar a cultura organizacional da empresa não é tarefa fácil, mas é um diferencial quando se pensa em melhorias e fortalecimento em médio e longo prazo.

Indicado para empreendedores que querem criar um ambiente organizacional em que as equipes fazem questão de estar; e
É útil porque aborda meios para identificar como os colaboradores percebem o negócio, além daquilo que pode ser feito para criar uma cultura inspiradora, capaz de engajar o time.

36. OKRs para startups

O OKR (Objectives and Key Results) é um framework para definir metas, por um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas, tipicamente definidas a cada trimestre.

É indicado para empresas de todos os portes, em especial para startups que precisem aprender a gerenciar seu time de colaboradores em direção aos resultados esperados; e
É útil porque é uma ferramenta de gestão de pessoas usada para gerenciar o time de colaboradores a chegar aos resultados esperados. Ao definir os objetivos e avaliar os resultados,

37. 70-20-10 para pequenas e médias empresas

Que empreendedor não sonha com a evolução contínua dos negócios? A ferramenta 70-20-10 apresenta técnicas para melhorar a performance e adicionar um elemento essencial para o sucesso: o envolvimento de todos os colaboradores.

É indicada para empreendimento de pequeno e médio porte em busca de melhor desempenho; e
É útil porque sugere que o tempo de trabalho seja distribuído em proporções e incentiva o time a pensar em otimizações de processos continuamente.

38. Avaliação de sócios em 4D

A ferramenta avalia tanto o desempenho passado quanto as contribuições futuras de cada um dos envolvidos no negócio, principalmente o desenvolvimento da empresa e o compromisso dos sócios, ainda que eles sejam investidores sem atuação direta.

Indicada para sócios de futuros negócios e startups em que as relações ainda são informais e não planejadas, mas que desejam o crescimento contínuo, rápido e/ou sustentável do negócio; e
É útil porque alinha percepções, expectativas e compromissos dos sócios.

39. Brand Character para pequenas empresas

Você está começando um negócio e quer criar desde cedo uma imagem e uma cultura organizacional condizentes com sua definição de Missão, Visão e Valores? A ferramenta Brand Character para pequenas empresas ajuda o empreendedor a direcionar seu negócio para que todos tenham a mesma percepção da empresa, incluindo não apenas os funcionários, mas também os parceiros e os consumidores.

Indicada para negócios em fase inicial; e
É útil porque permite organizar três fatores fundamentais numa mesma direção: a marca, os aspectos físicos e a cultura organizacional.

40. Conselho consultivo para pequenas e médias empresas

Para lidar com as decisões difíceis, o empreendedor pode contar com um conjunto de pessoas mais experientes que ajudam a sua trajetória: juntas, elas formam o conselho consultivo. Com essa ferramenta, aprenda como implementar um conselho consultivo na sua empresa, trazendo uma visão externa das perspectivas da empresa.

Indicada para empresas de pequeno e médio porte em geral; e
É útil porque suaviza um dos maiores desafios dos empreendedores: a jornada solitária das decisões mais difíceis.

41. MBWA: Management By Walking Around, por David Packard

Para ter uma percepção real do que ocorre na empresa, especialmente em relação aos funcionários, os empreendedores de negócios de pequeno porte podem usar a ferramenta MBWA, inspirada no estilo de David Packard, um dos fundadores da HP.

Indicada para negócios em fase inicial ou de pequeno porte, mas pode ser adaptado para negócios maiores; e
É útil porque é simples de entender e fácil de implementar, quando a empresa e o empreendedor ainda estão em formação.
 

OPERAÇÕES E TECNOLOGIA

42. Check-up da gestão de produção e operações

No início das atividades, empreendedores são aqueles que fazem de tudo. Entenda como um check-up pode ajudar o responsável nas funções críticas do negócio.

Indicado para organizações de pequeno porte, especialmente as ligadas à indústria; e
É útil porque permite tomar decisões a respeito do quadro ideal de colaboradores, por meio de uma avaliação rápida sobre quem deve ser promovido, treinado, receber uma nova chance e quem deve ser sumariamente demitido.

43. Poka yoke para pequenas e médias empresas

Já imaginou algo que reduza custos oriundos de falhas humanas e que impeça novos defeitos? Conheça a Poka Yoke.

Indicado para empresas que precisam reduzir a quantidade de defeitos em produtos e falhas humanas na operação, na administração do negócio e na prestação dos serviços; e
É útil porque a ideia fundamental desta ferramenta é de que se há uma falha ou um defeito, é possível tomar atitudes para prevenir e detectar algo indesejado.

44. Check-up de gestão para PMEs

Como saber se você usa um número alto de sistemas de gestão em sua empresa? Para fazer essa avaliação, você pode usar a ferramenta Check-up de gestão para PMEs.

Indicada para negócios de todos os portes, mas esta ferramenta foi desenvolvida considerando pequenas e médias empresas; e
É útil porque oferece uma lista de sistemas de gestão que podem ser implementados pela empresa.

45. Técnica do 5S para empreendedores

Sua empresa está precisando de organização e métodos para manter tudo em ordem? Desgastes no ambiente de trabalho por questões de ordem do espaço poderiam são cada vez mais comuns e quase todo empreendedor se depara com situações como essa.

Indicado para negócios de todos os tamanhos, mas esta ferramenta foi desenvolvida considerando os de menor porte; e
É útil porque permite que o empreendedor introduza a disciplina dos 5S em sua empresa de forma simples.
 

LEGAL E TRIBUTÁRIO

46. Term sheet para empreendedores

Conhece a parte de formalização de acordos para aporte de capital de investidor? O term sheet antecipa discussões e agiliza a assinatura dos contratos finais entre empreendedor e investidor.

É indicado para empreendedores em busca de aporte de capital de investidores profissionais (investidores anjo, investidores de seed capital/capital semente, venture capital e private equity); e
É útil porque permite que o empreendedor compreenda as principais cláusulas e, com a ajuda de um advogado especializado no assunto, se prepare melhor para a negociação do investimento.

47. Projeção de investimentos em ativos fixos

Muita gente dá os primeiros passos em um negócio fazendo home office. Enquanto o faturamento é baixo, comprar ou alugar um espaço para a sede da empresa não é fácil. Para ajudar nesse momento de organizar a aquisição de todos os itens (ou ativos) necessários, conheça essa planilha, formatada para que o empreendedor organize instalações físicas, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, computadores e periféricos, veículos e outros ativos que façam sentido para o negócio.

É indicada para empreendedores que estão saindo do Home Office para montar o primeiro escritório ou a primeira loja; e
É útil porque permite o planejamento do número de utensílios adquiridos e também do investimento financeiro que será feito para os ativos fixos.
 

AUTOCONHECIMENTO

48. Fluxo do comportamento empreendedor

Não se trata de abrir uma série de empresas, uma seguida da outra. Entrar em um estado de fluxo é estar muito motivado e no ápice da sua habilidade pessoal para realizar feitos extraordinários como empreendedor.

Indicado para empreendedores que buscam desafios contínuos e novas habilidades, não se tornando alguém entediado ou apático; e
É útil porque ajuda o empreendedor a manter o comportamento empreendedor em alto nível durante toda a vida, como fizeram Steve Jobs e Walt Disney.

49. Propósito pessoal para empreender

Encontrar o porquê de empreender e descobrir o que você espera realizar com a própria empresa são práticas que facilitam a gestão do negócio e resiliência do empreendedor.

Indicado para empreendedores em busca do propósito pessoal verdadeiro para liderar a criação e o desenvolvimento de um grande negócio; e
É útil porque ajuda o empreendedor a alinhar sua própria missão à do negócio.

50. Autoconhecimento empreendedor

Você consegue prever como vai agir quando algo inesperado acontecer? Conhecer o próprio perfil e agir intencionalmente de forma espontânea são marcas de quem estuda a si mesmo.

Indicado para pessoas que querem empreender um negócio próprio ou que já estão liderando suas empresas; e
É útil porque oferece informações para que o empreendedor reflita sobre sua personalidade e inteligência e saiba utilizá-las no desenvolvimento do seu negócio.

Fonte: Endeavor Brasil

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