Como a tecnologia e a mobilidade podem apoiar o crescimento de pequenos e médios varejistas

As facilidades proporcionadas pela tecnologia também afetam a logística

Em momentos de crise econômica, a maioria dos setores da economia é afetada de alguma maneira. Não é diferente com o varejo: grandes lojas crescendo menos que o esperado e apostando em promoções para tentar atrair o consumidor. Apesar de negativo para alguns, esse cenário pode ser revertido em algo muito positivo, especialmente para pequenos e médios varejistas. Esses players têm uma vantagem importante. Por conta do tamanho do negócio, são mais flexíveis, menos burocráticos e conseguem responder rapidamente às necessidades do consumidor.

Mas para conseguir aproveitar as boas oportunidades que um momento de crise oferece, é necessário ter conhecimento sobre o perfil do consumidor, estabelecer processos que facilitem a gestão do negócio e contar com ferramentas que auxiliem na gestão. Neste ponto, a tecnologia pode ser um importante aliado do pequeno e médio varejista, principalmente dos e-commerces.

Além de ajudar na gestão do negócio, a tecnologia pode ser um importante meio de vendas e também de captação de novos clientes. Uma pesquisa realizada pelo Ibope para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República mostra que 26% dos brasileiros utilizam a internet diariamente, fazendo dela o segundo meio mais acessado no Brasil, atrás apenas da televisão.

A tecnologia proporciona infinitas possibilidades, mas abaixo destaco algumas delas que são cruciais para o sucesso de um e-commerce.

Mobilidade

Um estudo divulgado recentemente pela Accenture confirma uma tendência já percebida pelos varejistas: aumentou o uso dos smartphones para as compras online. De acordo com a pesquisa, 80% das empresas que oferecem experiência de compra mais ampla têm desempenho melhor que seus concorrentes. A consultoria aponta que 61% dos consumidores usaram smartphones mais frequentemente no ano passado para procurar o que queriam, 44% esperam adquirir mais produtos via smartphones este ano e 63% consideram fácil comprar com o aparelho.

Números animadores, certo? Mas o estudo também mostra que apenas 31% dos varejistas possuem smartphones aptos a ter aplicativos com capacidade de processar compras online. Outro ponto de atenção é garantir que o consumidor tenha a mesma experiência de compra, independentemente do dispositivo utilizado. Infelizmente, é muito comum acessar sites por meio do smartphone e não conseguir visualizar os produtos direito ou ter dificuldades para encontrar os produtos que deseja, o que ocorre na maioria dos casos pelo fato de esses canais não estarem adaptados para todas as plataformas.

O varejista que apostar em um site amigável e de fácil acesso em todas as plataformas com certeza terá como resposta o aumento das vendas. Trata-se de um investimento relativamente baixo, e que se paga em pouco tempo. Aliás, esta não é uma questão de ROI, mas sim de que apostar em mobilidade é uma questão de sobrevivência do negócio nos dias de hoje.

CRM

O pequeno e médio varejista não pode cometer o erro de achar que a gestão de relacionamento com clientes, ou CRM (Customer Relationship Management), é assunto só para os grandes. É fundamental acompanhar a jornada do cliente, tornando possível identificar novas possibilidades de venda, além de fidelizar o comprador.

O CRM pode ser utilizado também para direcionar a estratégia de comunicação e marketing. Afinal, se você não conhece o seu consumidor, como saber o que ele quer ouvir e quando? Como saber os produtos que ele mais consome e quando consome? Só com essa visão é possível ser mais assertivo e não perder tempo com ações que não vão gerar muitos resultados.
Independentemente do tamanho do seu negócio, utilize o CRM e conheça seu cliente. Certamente isso irá melhorar o relacionamento com o consumidor e impulsionar as vendas.

Automação

Outro tema que pode parecer inatingível para os pequenos e médios e-commerces é a automação. A palavra pode remeter a robôs e grandes máquinas, é verdade. Mas a automação pode vir de algo que, para o consumidor, deve ser bem simples: softwares que ajudarão muito na rotina de trabalho.

Já não é de hoje que muitas empresas, independentemente do porte, enxergam na tecnologia uma oportunidade de crescimento e ganho de eficiência. Passaram a recorrer a soluções flexíveis, escaláveis e com preço acessível, baseadas em conceitos como cloud computing e Big Data, para eliminar burocracias e tornar os processos mais ágeis. Outro benefício notável é que muitos pequenos e médios empreendedores, incluindo varejistas online, passaram a pagar apenas pelo que consomem desses serviços, que podem ser personalizados.

As facilidades proporcionadas pela tecnologia também afetam a logística. Não adianta conhecer o cliente, fazer boas promoções, vender produtos incríveis se não for possível entregá-los de forma rápida e segura na casa do consumidor. A logística acaba sendo um gargalo para muitos pequenos e médios varejistas, pois demanda muito tempo e cuidado na embalagem e postagens dos produtos. Para dimensionar a importância do tema, somente o estoque e o manuseio são responsáveis por 37,4% dos gastos, segundo levantamento realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

A boa notícia é que existem novas soluções logísticas simples e avançadas que ajudam a reduzir o tempo gasto no empacotamento e transporte dos produtos. Para muitos empreendedores, isso é fundamental para que possam focar em outras questões estratégicas, como o crescimento do negócio.

A tecnologia pode auxiliar em todas as etapas do negócio, seja na prospecção, retenção, envio de mercadorias ou administração. Basta não ter medo de apostar na inovação e contar com parceiros confiáveis. E você, já inovou no seu negócio?

Fonte: Administradores