Fluxo de clientes no varejo físico de 2016 teve retração de 12%

De acordo com o ISV (Índice Seed de Varejo), levantamento realizado pela Seed, o fluxo de visitantes no varejo físico em 2016 teve uma retração de -12% em relação a 2015.

O estudo identificou que o movimento nas lojas de rua teve uma queda de 11,37% em comparação ao ano anterior (2015 X 2016). As lojas de rua começaram 2016 com um recuo de 21,79% e finalizaram o ano com a melhor performance em dezembro, com alta de 21,10%, impulsionadas pelo movimento de compras do Natal.
Já nos shopping centers, o fluxo caiu 11,92%. O setor começou 2016 com uma queda muito maior em relação às lojas de rua (32,22%) e também teve alta em dezembro, com um aumento de 51,40%.

“O movimento no varejo físico teve uma queda representativa comparado a 2015. Percebemos que a crise que assolou o País em 2016 também afetou o movimento no varejo”, diz Henrique Brandão, Insights Manager da Seed Digital.

O estudo também identificou o aumento do fluxo no comércio durante a semana que antecede o Natal, uma das datas mais esperadas do varejo físico. A Seed mediu diversos períodos do mês de dezembro e identificou que os dias que apresentaram os maiores picos foram sábado, dia 17 e sexta, dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com a Seed Digital, a semana que antecedeu o Natal (19 a 24 de dezembro) de 2016 correspondeu a 27% do fluxo total de clientes do mês de dezembro.

Fonte: Agência IN