Saiba como aproveitar o Dia do Consumidor para vender mais e atrair clientes

Facilitar a vida do consumidor e melhorar a experiência que ele vai ter ao procurar o seu comércio são formas de ter um destaque maior nesta data

Atrair o consumidor e tratá-lo de maneira adequada é indispensável para o varejo. Criado com esse propósito, o Dia do Consumidor será celebrado no próximo dia 15 de março. Segundo o Ebit, o comércio eletrônico brasileiro espera faturar R$ 224 milhões na data, valor que representa uma alta de 18% ante o mesmo período de 2016. 

Existem algumas dicas importantes que os varejistas podem seguir para aproveitar o Dia do Consumidor  e alcançar um bom resultado nas vendas. Saiba quais são e qual a melhor forma de usar cada uma delas:

Facilite a vida do consumidor

Devido ao crescente uso de dispositivos móveis pelos consumidores, como smartphones e tablets, é necessário que os lojistas pensem ainda mais em como se comunicar com o público-alvo, avalia Willians Marques, diretor geral da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

"A discussão não é mais sobre adaptação, mas sim otimização e como melhorar a experiência do usuário", afirma. "O consumidor passou a utilizar o dispositivo móvel para de fato tomar a decisão sobre a compra. Com a chance de poder pesquisar de qualquer lugar e, em tempo real, a plataforma se tornou fundamental para o consumidor que não quer perder boas compras e promoções", completa.

Melhore a experiência 

"Entender o consumidor é entender a experiência dele com sua marca. Por isso, proporcione sempre a melhor experiência desde o primeiro contato, passando pela compra, pelo pós-venda e finalmente a recompra", avalia Rouman Ziemkiewicz, CSO da Mutant, empresa especializada em Customer Experience.

"Não estar ligado à jornada do cliente, é receber o seu contato através de vários canais diferentes, mas não atendê-lo de forma coerente", avalia o executivo. "É importante lembrar que uma única experiência ruim pode destruir todo o trabalho de relacionamento – 25% das pessoas não voltam após uma vivência negativa", complementa.

Diversifique os canais

O novo cliente está muito mais exigente. Ele quer mais por menos. Além disso, as redes sociais deram poder para os consumidores insatisfeitos desmascararem marcas que mentem e enganam. Por isso, é importante buscar outras formas de se comunicar com esse cliente, avalia Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). "As empresas devem investir em diversificação de canais. Tem que estar nos buscadores, nos e-mails, nas redes sociais e onde mais estiver o consumidor", aconselha.

Procure o cliente online

Para o consumidor, já não há distinção entre físico e digital. Ele procura pelas melhores ofertas e condições de compra. Portanto, não meça esforços para buscar esse cliente também no online, avalia Salvador.

"As crises fazem as pessoas se tornarem mais criativas. O consumidor sumiu da loja física? Vou buscá-lo no online. Em todos os países que passaram por crise na última década, incluindo Europa, Ásia e Estados Unidos, o comércio eletrônico cresceu", afirma. "No Brasil também acontece a mesma coisa. Apesar disso, muitas empresas ainda têm barreiras culturais e acham que o online conflita com seu canal de vendas. Essas empresas não irão sobreviver", complementa Salvador.

Conheça e fidelize o consumidor

É importante que o consumidor sinta-se sempre valorizado e cuidado. O dia criado especialmente para ele é uma ótima oportunidade para as marcas mostrarem a importância que dão a ele. Por isso, a dica é para aproveitar o momento e se aproximar, afirma Victor Popper, diretor geral da All iN, unidade de marketing de relacionamento digital da Locaweb.

"Criar campanhas convidativas e que estimulem o cliente a deixar pistas daquilo que ele deseja comprar nos próximos meses ou datas comemorativas. Assim, o lojista tem a oportunidade de oferecer o produto certo para quem o procura – por meio de ferramentas especializadas –, aumentando assim as chances de conversão", ressalta, finalizando as dicas para conquistar clientes no Dia do Consumidor.

Fonte: Economia – iG

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