Mega Tendência | Contexto local

Estamos falando da redescoberta do cenário local, da revalorização das tradições, cultura e da produção regional. Estamos falando da redescoberta da verdadeira vocação das cidades – as pessoas – elas voltam a se apropriar dos espaços públicos. A padronização gerada pela globalização trouxe uma ressaca e o local volta a ser valorizado por suas peculiaridades, despertando orgulho e pertencimento, tanto por parte das pessoas, quanto por parte das marcas. A produção e consumo locais ressurgem como uma alternativa econômica, e ecologicamente mais atrativa, pois todos recursos se mantêm na região e os impactos ambientais devido ao transporte são reduzidos. As empresas começam a se engajar em questões de interesse público, tomando iniciativas que antes eram reconhecidas como responsabilidade exclusiva dos Governos.

Em janeiro deste ano, na Itália, foi disponibilizado um app gratuito – Reliabitaly – que ajuda os consumidores a identificarem produtos genuinamente produzidos no país e reconhecer os fraudulentos. A partir da leitura do código de barras, o usuário tem acesso à informações adicionais como métodos de produção, cadeia de fornecedores, fotos, vídeos e detalhes técnicos.

Neste mês, o Mc Donald`s fechou parceria com a Prefeitura de São Paulo para contratar moradores de rua em suas lanchonetes. O projeto piloto já tem 6 pessoas em situação de rua empregadas na rede de fast food e irão receber 10% a mais do salário mínimo na posição inicial. Outras empresas já aderiram ao programa e, segundo a prefeitura, a primeira fase do programa deve empregar 5,5 mil pessoas.

Recentemente a Nike, em parceria com um artista local e a cidade de Nova Iorque, revitalizou duas quadras públicas de basquete em um parque de Manhattan.

Em paralelo à globalização, o cenário local volta a ser destaque, seja por questões de sustentabilidade, praticidade, tradição ou orgulho. Marcas que conseguirem aproveitar e investir no potencial local, colherão frutos e admiração das pessoas.

Confira na próxima quinta-feira, dia 30 de março, a próxima tendência que será divulgada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e acompanhe a série!

Fonte: trendwatching.com/premium