RS Moda – Indústria & Varejo Conectados irá aproximar confecções gaúchas e lojistas do setor

Evento que acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no BarraShoppingSul, será realizado paralelamente à FBV 2017

Evento que acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no BarraShoppingSu,l será realizado paralelamente à 5ª edição da FBV 2017 – Feira Brasileira do Varejo  – e deve receber mais de 2 mil empresários gaúchos

Com o objetivo de fortalecer a conexão entre as pontas da cadeia têxtil e do vestuário do Estado e valorizar a produção regional, o Sivergs (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul), apoiado pela FIERGS e outros sindicatos do setor, promove entre os dias 12 e 14 de julho o RS Moda – Indústria & Varejo Conectados. O evento acontece no BarraShoppingSul, em paralelo à 5ª edição da FBV – Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre.

De acordo com a empresária e presidente do Sivergs, Dóris Spohr, o principal objetivo é unir as pontas da cadeia que compõem o mercado da moda no Estado, proporcionando uma reconexão entre as confecções gaúchas e os lojistas. “A nossa expectativa é ampliar as possibilidades de negócio entre os empresários durante os três dias de evento. É um momento histórico para a moda do Rio Grande do Sul em que sindicatos, representantes da indústria, entidades de fomento e governo do Estado estão unidos por um único objetivo: incentivar os lojistas gaúchos a comprarem de confeccionistas daqui”, complementa.

Entre 40 e 50 marcas 100% gaúchas devem participar do evento lançando as coleções de verão 2017/18. O RS Moda – Varejo & Indústria Conectados é voltado principalmente para lojistas, indústrias, estudantes e profissionais de moda. Os estandes serão divididos por segmento: moda feminina, masculina, infantil, moda praia, etc. Uma das principais atrações serão as consultorias pocket gratuitas, abordando diversos temas como dicas de compra e estoque, estudo de comportamento e do consumidor, identidade de marca, planejamento de mídias sociais, vitrine de moda e gestão financeira. De acordo com a organização do evento, a expectativa é receber mais de 2 mil empresários. Até o momento, a organização já fechou a comercialização de 95% dos estandes disponíveis. Arthur Chini, diretor do Steal The Look – site que alia o e-commerce à produção de conteúdo – está entre as presenças confirmadas no evento.

Setor acumula perdas – Para se ter uma ideia, fabricantes gaúchos perderam R$ 4,6 bilhões em vendas para a indústria da moda de Santa Catarina, Paraná e São Paulo em 2015, de acordo com pesquisa da Fecomércio-RS.  Em contrapartida, os fabricantes que atuam no ramo de confecção feminina, masculina e infantil no Estado venderam apenas R$ 1,2 bilhão. Em outro estudo realizado pelo Sebrae/RS entre varejistas gaúchos, 61% afirmaram comprar peças fora do Estado; destes, 20% disseram desconhecer fornecedores do qualidade no RS e 25% possuem um relacionamento antigo com fabricantes de outras unidades da federação. “Nosso intuito é mostrar e divulgar para o mercado o que é produzido no Rio Grande do Sul. Dessa forma, será possível fortalecer a relação de mercado entre a confecção e o varejo local, agregando todos os atores envolvidos: entidades de classe, universidades, sistema “S”, bancos e governo”, pontua Dóris.

Conceito “Alma Consciente” resgata a importância da economia sustentável – Valorizar a produção local de boa qualidade e resgatar a relação entre fabricantes e lojistas é uma das bandeiras do RS Moda – Varejo & Indústria Conectados. Da mesma forma, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em conectar-se de forma verdadeira com o outro, com a natureza – valorizando a produção economicamente sustentável – e também consigo mesmo. Nesse sentido, o evento propõe o conceito de Alma Consciente, aproximando os criativos gaúchos já consagrados aos lojistas e confeccionistas, vinculando as pessoas que fazem parte do mercado aos movimentos culturais e comportamentais mais modernos. “Queremos fortalecer a produção gaúcha economicamente sustentável e com propósito, que valoriza a mão de obra local”, finaliza Dóris. De acordo com levantamento da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2015, promovida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, existem no Estado 6,3 mil confecções, que empregam cerca de 21,7 mil pessoas.

O RS Moda – Indústria & Varejo Conectados conta com a realização do Sivergs (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do RS), além do Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado) das regiões do Nordeste Gaúcho, de São Leopoldo e de Santa Cruz do Sul;  Sindivest AU (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai); Sitergs (Sindicato das Indústrias Têxteis do RS); Sivensul (Sindicato da Indústria do Vestuário do Nordeste do RS); e Fitemasul (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do RS). Entre os apoiadores estão Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do RS; Fopempe  (Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do RS); Sindilojas Porto Alegre; Fecomércio; Sebrae/RS; Senac; Senai e faculdades de moda.

O quê: RS Moda – Indústria & Varejo Conectados

Quando: 12, 13 e 14 de julho

Horário: 10h às 21h

Onde: BarraShoppingSul – Avenida Diário de Notícias, 300 – Bairro Cristal – Porto Alegre/RS

Público: Lojistas, indústrias, estudantes e profissionais de moda.