Como montar loja de roupas femininas
O mercado é competitivo e bastante diversificado, o empresário deve estar sintonizado com a região que vai atuar, ou seja, a moda pode variar de região para outra e os fatores sazonais também influenciam.
Você tem experiência neste negócio? Talvez você já tenha trabalhado em uma loja de roupa feminina, talvez você tenha visto o seu pai, mãe ou avós gerir uma loja de roupa feminina, talvez você tenha passado um fim de ano vendendo roupa feminina em um trabalho temporário.
Em qualquer caso, a sua experiência e senso de negócio são tão importantes quanto o seu interesse neste segmento de negócio.
Ao montar um negócio nada é certo, por mais que você planeje e diminua bastante os riscos do empreendimento, ainda há riscos. Você deve realmente amar o ramo de roupa feminina, pois, você sempre pode ganhar dinheiro fazendo outra coisa. Este realmente é o ramo de negócio que você quer entrar?
Trabalhar neste setor requer habilidades específicas, pois para montar uma loja de roupa feminina você vai precisar estar antenado com as principais tendências e por dentro da moda. Se você já se identifica com a atividade então e hora do planejamento e análise do seu futuro novo negócio.
Analise do mercado
O mercado é competitivo e bastante diversificado, o empresário deve estar sintonizado com a região que vai atuar, ou seja, a moda pode variar de região para outra e os fatores sazonais também influenciam. Preste atenção nas tendências e na moda nacional e talvez internacional, dependendo da loja de roupa feminina que você pretende montar.
Local
Você deverá montar a loja, de preferência em locais movimentados, e juntamente com a escolha avaliar qual tipo de produto vai oferecer para definir o seu público alvo, que esta diretamente relacionado a localização e as pessoas que transitam pelo local. Caso você opte por comprar um local próprio veja aqui mais dicas para comprar um ponto comercial.
Estrutura
A estrutura pode variar de acordo com o que o empresário planeja pro seu futuro negócio, mas pra uma loja de porte mediano, ela poderá contar com:
- Parte destinada a vendas, com expositores dos produtos e caixas,
- Escritório,
- Área para estoque,
- Vestiários e banheiro,
- E equipamentos, como araras, espelhos, telefones, estantes, etc.
- Para decoração existe um leque de opções que vai de acordo com o propósito de cada loja de roupa feminina.
Quanto investir
Outro fator que deve variar de acordo com a estrutura da loja de roupas feminina, local que irá montar, e produtos que irá oferecer. A variação é grande e imensurável. Pode ser uma loja que vai lhe custar cerca de R$30 mil ou R$200 mil. É muito diferente abrir uma loja em um shopping de uma capital do que montar uma loja de bairro.
Mão de obra
Atendentes, gerente e proprietário, basicamente. A quantidade vai depender do porte do empreendimento.A mão de obra qualificada é muito importante para este setor, os funcionários e pessoal em geral devem possuir habilidade com atendimento ao publico, treinamentos também serão bem vindos.
Seu Público Alvo
Se você pretende trabalhar somente com produtos para o público feminino, seu diferencial deve ser qualidade e variedade dos produtos sem contar ainda com um atendimento voltado a elas. Outro fator de bastante relevância para o negócio e a interação com o mercado da moda.
Fonte: Novo Negócio