Vendas do varejo crescem 0,9%

As vendas pela internet continuaram a ser destaque no indicador, com crescimento de 20,7% em relação a maio de 2016

 As vendas do varejo brasileiro cresceram 0,9% em maio na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo o indicador da operadora de cartões Mastercard. Já as vendas nos últimos três meses encolheram 0,4% comparadas ao mesmo período do ano passado, registrando, segundo a empresa, um resultado ligeiramente melhor do que o trimestre anterior, quando declinaram 2%.

As vendas pela internet continuaram a ser destaque no indicador, com crescimento de 20,7% em relação a maio de 2016. Setores como supermercados, móveis e eletrodomésticos e vestuário também apresentaram desempenho superior às vendas totais do varejo, informou a Mastercard.

Na avaliação da empresa, o Dia das Mães, segunda data comercial mais importante do varejo brasileiro, ajudou a aumentar as vendas em maio. Na semana anterior à comemoração, houve crescimento de 8,2% sobre o período equivalente do ano passado.

Por regiões, o Sudeste, que representou 60% das vendas totais no mês, foi o único que teve desempenho acima da média, de 1,8%. A região Sul também apresentou crescimento, de 0,6%. Norte, Centro-Oeste e Nordeste, por outro lado, tiveram redução nas vendas, de 2,3%, 1,6% e 0,4%, respectivamente.

O diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, Kamalesh Rao, afirmou que o ambiente econômico segue desafiador, com a perspectiva de alta do desemprego e, consequentemente, de deterioração da massa salarial.

“Mesmo assim, a confiança do consumidor continuou crescendo em maio em relação ao mês anterior. Nesse contexto, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista do País nos próximos meses”, avaliou.

O indicador da Mastercard, chamado SpendingPulse, informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O dado é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

O levantamento, segundo a empresa, não reflete ou se relaciona com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.

Fonte: Exame.com 

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais