FBV 2017 bate recorde de público
Cerca de 7 mil pessoas visitaram a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo
Três dias de trocas de conhecimento e experiências. Mais de 60 palestrantes renomados nacional e internacionalmente. Soluções para o varejo em mais de 50 estandes. Estimativa de 1300 negócios fechados com uma média de 108 prospects por expositor. Uma projeção financeira de 4 milhões de reais em decorrência de negócios prospectados durante a feira. Tecnologia, cases e inovação para o mercado varejista. O verbo que define a 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, é qualificar. Qualificar o setor, o lojista e também o consumidor. Com recorde de público, cerca de 7 mil pessoas passaram pelos corredores e salas de palestras da FBV 2017, que iniciou na última quarta-feira (12) e encerrou hoje (14) no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a Feira superou todas as expectativas. “O evento é um realização que beneficia diretamente o comércio varejista, proporciona uma troca de experiências, um feedback apurado, criando novas relações e novas parcerias que serão levadas para fora da Feira. Tenho orgulho de dizer que superamos as expectativas, o público compareceu, os palestrantes nos brindaram com seus conhecimentos oriundos de diversas áreas, mas que tem em comum o mesmo objetivo. Estamos satisfeitos em ver o evento crescendo cada vez mais, se tornando uma referência para o mercado não somente do Rio Grande do Sul, mas também de todo o Brasil”, destacou.
Para o presidente da FBV, Ronaldo Sielichow, o evento deu a oportunidade de vislumbrar o varejo do futuro, apresentando as últimas novidades em tecnologia, desde robôs que gerenciam as prateleiras até dispositivos que analisam o comportamento dos clientes em tempo real. “É hora de investir no novo, se diferenciar, quebrar paradigmas e não parar no tempo. E isso só é possível com a soma de esforços para promover capacitação e disseminar conhecimento. O legado que a FBV 2017 deixa para os lojistas, empresários e sociedade como um todo é que com qualificação há, não só uma luz no fim do túnel, mas uma perspectiva de retomada e crescimento”, destacou.
Em paralelo à Feira ocorreu o Congresso Brasileiro do Varejo, que contou com a participação de especialistas de áreas como franquias, inovação, empreendedorismo, economia e marketing digital. O evento recebeu nomes como Paulo Correa, presidente da C&A; Wesley Barbosa, global partner manager do Facebook no Vale do Silício; Luís Artur Nogueira, jornalista, economista e editor da revista ISTOÉ Dinheiro; Alexandre Pellaes, pesquisador do mundo do trabalho, fundador da Exboss.com e sócio da 99jobs.com, entre outros.
Os estandes também foram destaques da FBV, apresentando soluções desde serviços para e-commerce até ferramentas e recursos para o ponto de venda físico. Foram totalizadas em média 6 mil prospecções de negócios. “Isso mostra que o Sindilojas Porto Alegre tem como propósito oxigenar o setor e promover o desenvolvimento, não só do varejo, mas da economia gaúcha como um todo”, analisou Kruse.
ENCERRAMENTO – Durante a solenidade de encerramento, na noite de sexta-feira (14), foram conhecidos os vencedores do Desafio Fashion. A iniciativa, promovida em parceria com o curso de Design de Moda da ESPM-SUL, teve como objetivo estimular o processo criativo de futuros profissionais da área. Ao longo dos três dias da Feira, os alunos, divididos em três equipes, receberam desafios diários na área da moda. A partir da tarefa, foram instigados a produzir e expor peças de criação própria, além de participar de bate-papos e competições diárias. As produções foram votadas pelo público e por jurados técnicos de diferentes áreas relacionadas com moda, entre eles Alex Ramirez, Jean Pierre Kruze, Luciane Zorzo, Madeleine Muller e Patti Leivas. O grupo vencedor na categoria júri popular foi a equipe Mari; já o campeã no júri técnico foi a equipe Sami, que ganhou uma produção fotográfica completa com o fotógrafo Alex Ramirez e com a modelo drag queen Cassandra Calabouço.
A evento de encerramento premiou ainda os participantes do Varejo Now, uma maratona de programação dentro da FBV 2017 que desafiou os participantes a desenvolverem soluções de impacto para o varejo brasileiro. O desafio tecnológico foi desenvolvido pela Unitec em parceria com o Sebrae e o Sindilojas. As equipes tiveram de apresentar um projeto que contemple um dos quatro assuntos elencados pela organização: gestão de estoque em tempo real; experiência de compra personalizada; engajar pessoas – gamification e conectar loja física e digital. Os vencedores foram a Símbio, garantindo o primeiro lugar; Café com Soluções em segundo lugar, e a Mespper em terceiro lugar