Força que vem da união
Fazer a diferença na trajetória das lojas é a razão de existir do Sindilojas Porto Alegre. Confira alguns negócios impactados pela Entidade e descubra tudo o que uma instituição que nasceu da união pode fazer pelo varejo
Estar ao lado dos lojistas é a razão de ser do Sindilojas Porto Alegre. Em sua missão de defender e promover desenvolvimento da classe, a Entidade representa hoje mais de 18 mil empresas das cidades de Porto Alegre e de Alvorada. Amparados por esse dever, no mês em que celebramos os 80 anos da instituição promovemos campanha que exalta nosso papel. Com o slogan “Me representa”, convidamos os maiores beneficiados com o trabalho da Entidade, os próprios lojistas, para falarem. Circulando nos principais meios de comunicação, a campanha destaca algumas das principais vitórias que somente foram atingidas com a união da classe.
Nessa data marcante também queremos exaltar outras importantes conquistas que beneficiaram as lojas por meio da atuação do Sindilojas Porto Alegre. Por isso, convidamos empresários de sete negócios para contar como suas histórias foram impactadas positivamente pelo trabalho da Entidade. São exemplos de como a ação efetiva de apoiar e auxiliar na qualificação trouxe resultados significativos em momentos de adversidades, nas dúvidas sobre o caminho a seguir no negócio ou por meio do conhecimento para melhorar os negócios.
Muito antes de chamar a atenção pelo bom gosto impresso na loja Blanca Boutique, especializada em moda feminina, Daia Graciano já se destacava pelos vestidos que usava quando ainda nem pensava em empreender. Isso porque quando ainda atuava na área da saúde e viajava pelo Brasil a trabalho, ela notava o grande interesse de colegas pelos seus vestidos. As primeiras vendas aconteceram de maneira despretensiosa, porém, ao perceber a oportunidade de negócio, Daia passou a conciliar vendas de roupas com seu trabalho na época, até que optou pelo varejo e largou de vez o
antigo emprego.
Com a ideia na cabeça, a nova empresária buscou qualificação e abriu a primeira loja, até que chegou ao Sindilojas Porto Alegre e a trajetória da loja começou a mudar. “Meu primeiro ponto era em um bairro bem residencial na zona sul da cidade, quando soube da construção de um centro comercial em uma região mais movimentada e vi uma oportunidade de crescer e dar mais destaque à marca, mas tinha muitos medos”, conta Daia. Em uma missão em busca de qualificação,
a lojista se aproximou da Entidade e compartilhou suas inseguranças, quando mais pessoas se uniram à causa da loja. “Conversei com o presidente, Paulo
Kruse, que colocou o Sindilojas Porto Alegre à disposição, então levei o contrato do shopping para ser analisado, o que me deu muito mais segurança de fazer essa mudança. O conforto que recebi foi essencial para a decisão”, afirma. Com a ajuda da Entidade, hoje a Blanca ocupa uma loja mais bem localizada, no Zaffari Hípica, e aos poucos está vendo o negócio se desenvolver.
“A Entidade deu o empurrão para o crescimento da loja, o que me levou inclusive a projetar uma nova filial, que ainda é uma ideia, mas está cada vez mais possível de acontecer.” Daia Graciano, da Blanca Boutique
Com o negócio fundado pela mãe, Rosa Marinho, há quase 30 anos atravessando dificuldades, Rosângela Azevedo decidiu assumir a responsabilidade e reestruturar a loja de produtos tradicionalistas Tchê Casa do Gaúcho, em 2016. Por mais que a loja já tivesse destaque no segmento, precisava de ajustes administrativos, e o desafio era ainda maior pela falta de conhecimento técnico de Rosângela, que até então atuava no setor de serviços e só acompanhava de longe a rotina da mãe no varejo.
Na busca por conhecimentos para aprimorar o negócio, Rosângela viu uma entrevista do Sindilojas Porto Alegre na TV e, a partir disso, se tornou presença constante nas atividades da Entidade. O diagnóstico empresarial e as consultorias comercial e jurídica foram as primeiras soluções aplicadas, que seguidas de cursos, palestras, missões empresariais e visita técnicas conseguiram transformar a perspectiva de Rosângela e da loja, dando uma base sólida para que a empresa novamente encontrasse o seu caminho de liderança. Hoje, a lojista participa ativamente das iniciativas promovidas pela Entidade e faz questão de destacar os benefícios encontrados nesse relacionamento, como comprar adequadamente, reduzir despesas e tirar proveito das promoções, além de se aproximar de outros empresários para trocar experiências que facilitam a gestão do negócio.
“Não estaríamos conseguindo superar essa crise sem a ajuda do Sindilojas Porto Alegre, e com esse auxílio conseguimos até aumentar o faturamento em 40% em agosto sob o ano anterior. Como empresa familiar, nos beneficiamos da consultoria especializada para renovar o negócio e nos adaptarmos às mudanças do setor, entendendo os pontos fortes e fracos da empresa”, explica Rosângela.
“Falar a linguagem do lojista ao entender seus desafios diários é o grande segredo da eficiência na ajuda aos associados.” Rosângela Azevedo, da Tchê Casa do Gaúcho
Porto Alegre é uma das cidades brasileiras mais bem colocadas em termos de renda per capita, por isso, atrai grandes redes de lojas, que veem na capital gaúcha um terreno fértil para o seu crescimento. Foi amparada nessa ideia que a loja Decathlon, voltada para roupas e materiais esportivos, que está em 25 países com mais de 1,2 mil lojas, decidiu abrir duas unidades em solo gaúcho. Mas, antes disso, procurou no Sindilojas Porto Alegre uma fonte confiável para conhecer melhor o mercado varejista da cidade. “Porto Alegre é uma cidade que está no projeto da Decathlon há muitos anos. Antes mesmo de virmos para cá procuramos a Entidade, quando estávamos ainda construindo nossa política comercial e precisávamos de informações precisas sobre a região, e tivemos toda a atenção e o suporte necessários”, explicou Rodolfo Medeiros, diretor da primeira loja aberta em Porto Alegre.
Por meio das informações obtidas com o Mapa do Varejo, por exemplo, a marca seguiu com o projeto de abrir duas lojas: na Av. Nilo Peçanha, com 3,5 mil m² e mais de 7 mil produtos para 55 modalidades esportivas, e no Praia de Belas Shopping, em 2018, movimentando a economia e contribuindo com a geração de vagas de emprego. “A cidade é um grande mercado potencial, e contar com o apoio do Sindilojas Porto Alegre foi fundamental, especialmente no começo”, reforça.
“É fundamental ter uma referência como o Sindilojas Porto Alegre, que ajuda a qualificar e desenvolver o setor, seja com os benefícios oferecidos ou com o apoio aos novos empreendimentos, como a Decathlon.” Rodolfo Medeiros, da Decathlon
Fundada no ano 2000, a Belshop definiu como missão ser referência na área de beleza. Hoje a empresa é uma das maiores redes de perfumaria do Brasil, com 22 lojas espalhadas por Porto Alegre e região metropolitana, levando aos consumidores um amplo mix de produtos para cabelo, unhas e pele. Junto às lojas, a rede mantém o Salão da Bel, que oferece todos serviços de embelezamento às clientes, aliando a oferta de produtos e de serviços.
Para alcançar os resultados projetados, o auxílio do Sindilojas Porto Alegre tem papel determinante, já que a alta competitividade existente no varejo torna a capacitação de colaboradores um diferencial decisivo na busca do melhor desempenho. Por isso, a Belshop incentiva a participação de toda a sua equipe nas palestras e nos cursos oferecidos pelo Sindilojas Porto Alegre todos os meses. “A cada mês, em torno de 15 a 20 participantes dos cursos são pessoas da Belshop, e a partir disso notamos um crescimento impressionante dos colaboradores e da empresa, principalmente em relação aos encontros que promovem a liderança. O que mais valorizamos é a proximidade com o mercado, com abordagens vividas no dia a dia, não apenas na teoria”, conta Renato Pereira, diretor da Belshop.
O conhecimento adquirido nos treinamentos e a possibilidade de integração com times de diferentes empresas é fundamental, especialmente no desenvolvimento da liderança entre os colaboradores. Além disso, a troca de experiências com diferentes profissionais proporciona também crescimento pessoal no time, ampliando a percepção sobre o mercado.
“Além de desenvolver a loja, participar dos treinamentos e dos cursos realizados pelo Sindilojas Porto Alegre desenvolve os profissionais enquanto pessoas, trazendo benefícios para todos, é o ganha-ganha do negócio.” Renato Pereira, Belshop
Oferecer o suporte necessário em momentos de adversidade é um dos principais papéis desempenhados pelo Sindilojas Porto Alegre em relação aos lojistas. Quando o assunto é saúde, a importância é ainda maior.
A proximidade do nascimento de seu neto deveria ser só motivo de orgulho para Mariza Tsukita Kirsch, proprietária de loja Face Girl. Na ocasião, sua filha e sócia, Franciele, precisava de cuidados especiais para a realização do parto, porém uma indefinição administrativa por parte do hospital acabou trazendo preocupação tanto à avó quanto à gestante, já que estava complicando a internação hospitalar. E, como tranquilidade pessoal é essencial para tranquilidade profissional, os consultores do Sindilojas Porto Alegre entraram em ação, intermediando a relação entre a lojista e o serviço de plano de saúde, do qual era contratante por meio da Entidade. O apoio em um momento decisivo serviu para que as pendências fossem resolvidas de maneira ágil, garantindo o bem-estar da mamãe.
“Ter esse tipo de colaboração, especialmente no mundo de hoje, é muito gratificante. Sem a intervenção dos consultores, o problema com a internação seria ainda maior. Essa ajuda não é novidade. Sempre que preciso de algum auxílio, prontamente sou atendida”, relembra Mariza. Hoje, Pedro, de dez meses, é figura carimbada na loja focada em moda feminina, acompanhando a família entre as peças de roupas e manequins, para a alegria da equipe.
“O auxílio com o plano de saúde foi somente um exemplo de como a ajuda da Entidade pode, de fato, facilitar o dia a dia dos associados.” Mariza Tsukita Kirsch, da Face Girl
Lidar com os imprevistos da economia é um dos desafios que todo lojista sabe que terá que enfrentar quando decide empreender, mas lidar com catástrofes naturais é uma experiência que poucos imaginam ter que superar. Mas foi isso o que precisaram fazer as sócias do Armazém Moderno, Raquel Silva e Mirela Barbosa. Para elas, o temporal de dezembro de 2014 se tornou marcante, pois causou sérios danos à loja e quase levou ao fechamento, já que trouxe um prejuízo equivalente a seis meses de vendas aproximadamente.
O sinistro obrigou as sócias da loja de presentes a repensarem os rumos do empreendimento, e foi a partir do Mapa do Varejo, indicado pelos consultores do Sindilojas Porto Alegre, que elas tomaram uma série de medidas, como abrir um espaço de convivência na matriz.
A mudança mostrou a necessidade de voltar os esforços para a matriz, por isso elas decidiram fechar a filial que havia sido danificada, dando fôlego e energia à empresa e retomando a proximidade com os vizinhos. Hoje, o Armazém Moderno tem “a cara” das donas.
“Junto com as orientações do Sebrae, as dicas do Sindilojas Porto Alegre devolveram nosso rumo e, graças a isso, hoje conseguimos concretizar nosso objetivo de impactar a comunidade na qual estamos inseridas”, comenta Mirela. Hoje, tanto ela quanto Raquel veem o imprevisto como um marco que mudou sua história. “Nosso retorno à região de origem também permitiu que a gente contribua de forma ativa com a segurança pública, outra bandeira do Sindilojas Porto Alegre, pois realizamos eventos culturais que ocupam os espaços públicos. Além de integrar a comunidade, isso traz tranquilidade ao comércio e aos moradores, já que quando o bem ocupa, o mal não tem vez”, conta Raquel.
“O que poderia ter sido uma tragédia acabou nos trazendo de volta para o lugar de origem, o que permite que impactemos muito mais a comunidade.” Raquel Silva e Mirela Barbosa
Ao inaugurar sua primeira unidade em 2003, a Aldo Magazine trouxe a Porto Alegre uma nova opção em confecção adulta, juvenil e infantil. Para marcar sua posição no segmento e permanecer em destaque, a rede tem em seu DNA a priorização da qualidade no atendimento. Prova disso é o criterioso processo de escolha dos profissionais que atuam nas oito lojas da rede, presentes, além da Capital, em Viamão, Alvorada, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul.
Motivar a equipe é um dos principais desafios encontrados por empreendedores. Conseguir aliar esse impulso, combinando capacitação, é uma das estratégias traçadas pela Aldo Magazine para isso. A presença dos colaboradores principalmente nos cursos focados em vendas oferecidos pelo Sindilojas Porto Alegre é considerada uma ferramenta que oxigena o conhecimento e contribui para o bom ambiente interno. As opções de horários variados, a localização e o fato de não ter custos colocam as atividades entre as preferidas do time da Aldo, e já fazem parte da rotina produtiva desses profissionais em constante evolução.
“Todos os participantes voltam muito motivados com essa troca de ideias que ocorre nas atividades. Observamos um impacto importante quanto aos temas ligados a técnicas de vendas, o que auxilia na hora de fecharmos negócios. Muitas vezes não conseguimos encaixar todos os colaboradores como gostaríamos, para não desfalcar a loja”, conta Bruno Marquetti de Araújo, diretor da Aldo Magazine.
Para a satisfação da empresa, a qualificação em vendas é um dos aspectos práticos mais visíveis, em um processo no qual todos acabam beneficiados por meio do conhecimento que gera resultados.
“Mais do que possibilitar novos conhecimentos, nos deixa muito felizes o fato de os colaboradores voltarem motivados ao perceberem que isso significa também a sua valorização.” Bruno Marquetti de Araújo