Dicas para desenvolver um plano de marketing em pequenos negócios

Conhecer o seu público, procurar capacitação e ter um investimento equilibrado em publicidade fazem a diferença na hora de estabelecer uma estratégia de marketing

Um dos grandes desafios para novos empreendedores é desenvolver uma estratégia de marketing que faça sentido para o seu negócio e caiba no seu orçamento. É necessário, principalmente para pequenas empresas, que você conheça o seu público alvo e consiga equilibrar o investimento entre as diferentes formas de mídia.

O consultor do Sebrae-SP Edgard Neto revelou três dicas para que você consiga ter um plano de marketing eficiente na sua empresa. "É necessário desenvolver um plano de marketing para evidenciar as qualidades e diferenciais que a empresa efetivamente oferece. O consumidor está bastante cansado de promessas. E quer receber informação relevante", disse o consultor.

Confira as dicas para desenvolver uma estratégia de marketing:

1. Busque ajuda e capacitação
Novos empreendedores devem buscar organizações, como o próprio Sebrae, que possam oferecer capacitação para desenvolver uma estratégia eficiente de marketing. Diversos cursos e ferramentas auxiliam o empreendedor a identificar o público alvo e qual a melhor mídia para atingir tal público.

2. Invista de forma equilibrada
Avalie a relação entre custo e retorno que cada mídia oferece. Muitas pessoas são levadas a investir em locais que oferecem um maior alcance, mas podem não impactar o seu público alvo ou podem pesar no seu orçamento. É importante equilibrar os seus investimentos nas mídias mais eficientes para o seu negócio e acompanhar os resultados.

3. Seja criativo
"O cliente quer e espera algo a mais. O consumidor está cansado de só ser impulsionado a compra por fotos de produtos", disse Edgard Neto. Trabalhe com campanhas criativas e que reflita o seu potencial cliente. Busque informações para entender o comportamento do seu público alvo e saiba o que funciona para eles. Fuja da mesmice.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios