Sindilojas Porto Alegre e CDL POA divulgam pesquisa com expectativa de consumo para o Natal 2017

A data deve movimentar em torno de  R$ 405,32 milhões, com ticket médio por presente de R$ 91,57 e gasto médio por pessoa de R$ 439,98. A variação ficou em 6% nominal com relação ao ano passado. Descontando a inflação esperada para o final do ano (3,09%), a expectativa é de variação real de 2,82% nas vendas

A tradicional pesquisa de Natal, realizada em parceria da CDL POA com o Sindilojas Porto Alegre, aponta que a data deve movimentar em torno de  R$ 405,32 milhões, com ticket médio por presente de R$ 91,57 e gasto médio por pessoa de R$ 439,98. A variação ficou em 6% nominal com relação ao ano passado. Descontando a inflação esperada para o final do ano (3,09%), a expectativa é de variação real de 2,82% nas vendas.

Do total de consultados, 74% afirmaram que irão presentear alguém neste Natal. A média de agraciados por cada consumidor entrevistado será de quatro pessoas, com um presente para cada. Os filhos estão em primeiro na lista (57,20%), seguido dos pais (42,40%), da companheira ou companheiro (35,10%) e dos netos (25%).

Presentes preferidos
Assim como no ano passado, as roupas lideram o ranking, com 61,9% da preferência pelo presente a ser adquirido. Depois, aparecem os brinquedos (46,4%), os artigos de perfumaria/cosméticos (22,7%), calçados (17,3%) e acessórios (13,6%).

A forma de pagamento que deverá predominar será “à vista em dinheiro” (53,8%), mas 24,8% pretendem usar o cartão de crédito parcelado e 13,9%, o cartão de débito à vista. A maioria das compras deverá se efetivar na semana do Natal (opção de 32,3%). Até lá, as pesquisas de preços ocorrerão, na sua maioria, em lojas físicas (63,3%). E 29,8% pretendem fazer uma busca pela internet – curiosamente, um número menor do que o apresentado na pesquisa de 2016 (46%).