A força do e-commerce

Entender quais os objetivos e os diferenciais da loja virtual é o segredo para aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta

Pouca gente sabe, mas o sistema que deu origem ao e-commerce surgiu no final dos anos 1970, antes mesmo da internet e do “www”. Naquela época – de uma forma diferente – já era possível realizar transações via rede, sendo a primeira compra online concluída com sucesso em 1979, por meio de uma televisão, na Inglaterra.

Desde lá, a comodidade é um ideal perseguido por meio do canal, mas, além disso, é preciso entender o verdadeiro papel do e-commerce, que não tem a ver somente com preços mais baixos e conquista uma legião de fãs cada vez maior.

“Falta de tempo para procurar produtos, os preços dos estacionamentos e o trânsito das grandes cidades têm incentivado as pessoas a comprar online.” Solange Oliveira

 

Diferenciação é fundamental

Investir em bons produtos e serviços é essencial para diferenciar uma loja virtual para não precisar ganhar da concorrência só no preço, segundo Solange Oliveira, especialista em e-commerce da e-Vision Consulting. “Os empresários ainda não viram o potencial gigante do e-commerce para oferecer produtos atrelados a serviços, entregas e embalagens melhores.

Oferecer o que o cliente não encontra na loja física é a grande dica para não ficar preso a promoções”, explica. Para driblar a ausência de contato pessoal, é preciso investir no que realmente faz a diferença nesse ambiente, como fotos lindas dos produtos, comunicação clara e próxima, presença nas plataformas onde o seu consumidor está e relacionamento ativo.

Estar disponível sempre e de forma rápida também é fundamental, afinal, essa é uma das grandes facilidades oferecidas pela tecnologia. “Quem compra online não compra o produto, mas a sua projeção, por isso imagens ambientadas e com zoom nos detalhes são importantes. Assim como a descrição, que não deve ser uma cópia do manual ou algo frio. Transmitir todas as sensações e possibilidades de uso é a tarefa de quem faz o cadastro no site”, destaca Solange.

 

E-commerce como aliado

Mesmo que muitos negócios tenham loja virtual como plataforma principal, até mesmo os pontos de venda já estabelecidos podem manter um e-commerce como aliado no processo de construção da marca e vendas. Para Solange, ele não deve ser encarado como um concorrente, mas como mais um ponto de contato com o cliente. “Pessoas que antes não visitavam ou conheciam a rede passam a poder pesquisar e comprar online. É como dizer: ‘Olá, cliente, minha loja fica longe? Você não gosta de provadores? Não quer ficar andando por aí? Eu te ajudo! Agora a minha loja vai até você!’”, exemplifica.

Criar um meio de motivar a equipe da loja a vender pela internet é decisivo para uma visão de marca multicanal. Redes como Farm e Animale, por exemplo, lidaram bem com a novidade e implementaram formas de remunerar os vendedores pelas vendas feitas pelo e-commerce. Ambas criaram o código do vendedor, informado em loja, que concede vantagens, como desconto ou frete grátis, e alerta o sistema para que a comissão seja direcionada corretamente ao atendente. “Trabalhamos assim há dois anos e isso estimula os vendedores, além das gincanas para reconhecer e premiar quem mais vende pela loja virtual”, comenta Letícia Borges, gerente da Farm Iguatemi. Na Animale, mais do que fortalecer o site, a estratégia traz segurança para consumidores que ainda têm receio de comprar pela internet, pois cria um ponto de contato físico, e facilita para clientes onde não há loja, mas são fiéis à marca.

Garantir um bom mix, serviços, planejamento, investimento em mídias digitais e treinamento para oferecer a melhor experiência ao consumidor é um bom roteiro para uma gestão de e-commerce eficaz. Além disso, aproveitar o grande volume de dados gerados para conhecer mais o público-alvo ajuda a marca a seguir relevante e atual, pois, hoje, quem não está disponível nos meios digitais está a um passo de se tornar obsoleto.

 

O conteúdo faz parte da Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Quer ler a revista completa? Clique aqui.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais