Sindilojas Porto Alegre conhece novas tecnologias do varejo mundial na NRF 2018

Controle de estoque com prateleiras inteligentes, reconhecimento facial, provador virtual. Tudo o que há de mais moderno está presente no evento

A NRF 2018, maior feira do varejo do mundial que encerra nesta terça-feira (16) em Nova Iorque (EUA), está apresentando aos visitantes tudo que há de mais moderno para os lojistas do mundo tudo. Estandes repletos de tecnologias marcaram o terceiro do dia do evento, que teve a participação de mais de 35 mil pessoas, reunindo participantes de 95 países e 600 expositores. O Sindilojas Porto Alegre está presente, buscando prospectar empresas e trazer para Feira Brasileira do Varejo (FBV), que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2018, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS), as novidades para o setor.

Controle de estoque com prateleiras inteligentes, reconhecimento facial, provador virtual. Tudo o que há de mais moderno está presente na NRF. De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, o networking possibilitado na feira e a visita aos estandes de empresas de todo mundo podem fortalecer o setor como um todo, dando novas alternativas para os varejistas. “Inovação e tecnologia é o que mais temos visto na NRF. Estamos fazendo contato e prospectando empresas que aqui estão apresentando novidades para levar para a FBV 2018, trazendo essas inovações para o varejo gaúcho e brasileiro. As empresas que quiserem crescer, precisam investir em tecnologias e nos processos do negócio”, afirma.

Um dos setores das empresas que mais preocupam os lojistas é o estoque. Por isso, a NRF apresenta tecnologias que permitem um controle mais eficaz desse setor, sincronizando o que está armazenado no fundo das lojas e as prateleiras visíveis aos clientes. Além disso, reconhece o perfil do comprador e proporciona melhor interatividade, especialmente a partir do cadastro do cliente.

Essa tecnologia também está relacionada ao escaneamento e reconhecimento facial, onde cada consumidor é reconhecido e tem suas informações captadas ao entrar na loja. Tudo isso ocorre quando o cliente está dentro da loja, que permite verificar o tempo de permanência no ponto de venda, o seu caminho e as áreas que têm mais consumo dentro da loja.

Outra novidade é o provador virtual, que pode oferecer múltiplas interações. Por exemplo, o cliente pode escolher em uma tela os produtos, cores e tamanhos e “provar” o produto antes mesmo de falar com o vendedor. Tudo ao alcance com alguns poucos cliques.

De acordo com a presidente da rede de lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, a presença das tecnologias em um evento como a NRF mostra como o varejo está se transformando. “A loja física não vai morrer, mas ela precisa se reinventar. Essa é uma das coisas que a tecnologia oferece, como a possibilidade de comprar online e retirar na loja física. Por isso, mais do que nunca a empresa precisa ter o seu propósito claro e pensar no seu cliente”, explica.

CAFÉ COM LOJISTAS PÓS-NRF

Para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo em Nova Iorque, é possível acompanhar todas as informações pelas redes sociais do Sindilojas Porto Alegre. Além disso, no dia 25 de janeiro, acontecerá o Café com Lojistas Pós NRF, a partir das 8h30, onde serão apresentados os grandes destaques do evento mundial. O evento contará com os palestrantes Giane Guerra, apresentadora e colunista de economia da Rádio Gaúcha; Alexandre Skowronsky, sócio-diretor de estratégia e um dos fundadores da agência Global; José Renato Hopf, especializado em sistema da informação e telecomunicações e fundador da GetNet e 4all; e Otelmo Drebes Junior, diretor de marketing e vendas das Lojas Lebes. As inscrições são gratuitas. Clique aqui e inscreva-se.