Edição especial do Café com Lojistas apresenta os destaques da NRF 2018

Edição especial do Café com Lojistas reuniu em um mesmo palco Giane Guerra, Alexandre Skowronsky, José Renato Hopf e Otelmo Albino Drebes Junior

Disrupção, experiência, transformação digital e propósito. Assim poderia ser definido em poucas palavras o que foi a intensa semana de imersão na maior feira mundial de varejo, a BRF 2018, que ocorreu de 14 a 16 de janeiro, em Nova Iorque (EUA). Essa foi a mensagem compartilhada hoje (25) no Café com Lojistas Pós NRF pelos palestrantes Giane Guerra, apresentadora e colunista de economia da Rádio Gaúcha; Alexandre Skowronsky, sócio-Diretor de Estratégia e um dos fundadores da agência Global; José Renato Hopf, especialista em sistema da informação e telecomunicações e fundador da GetNet e 4all, e Otelmo Albino Drebes Junior, diretor de Marketing e Vendas das lojas Lebes.

Só em 2017 mais de 8 mil lojas físicas encerraram suas atividades nos Estados Unidos. O dado, um tanto alarmante, foi apresentado por Alexandre Skowronsky como uma maneira de alertar os lojistas: “O forma tradicional e linear que o varejo está acostumado não garante mais os resultados esperados.” Segundo ele, o setor passa por uma profunda transformação global, que diferente do que muitos pensam não trata-se apenas de uma revolução digital. “Ou estamos dormindo ou estamos conectados, não é mesmo?

Porém, mais do que isso estamos diante de uma revolução de valores e percebemos cada vez mais uma mudança nos hábitos e comportamentos dos consumidores. Estamos diante de uma transformação cultural e digital, uma influenciada pela outra e vice-versa”, explicou. O desafio, conforme Skowronsky, é fazer com o negócio acompanhe a jornada do consumidor, integrando os ambientes on e off-line com uma relação multiplataforma.

Além disso, mais do que investir em tecnologia é importante apostar em experiência e ter claro qual é a natureza do negócio e o que pretende transformar. “É fundamental repensar o negócio e só depois disso definido buscar a tecnologia que mais apoie essa mudança”, defende José Renato Hopf. Muito se fala em tecnologia, mas o investimento só será efetivo se alinhado à estratégia da marca,. “Tem que proporcionar a experiência do cliente, tem que fazer com que o teu propósito tenha sentido”, disse.

Segundo Hopf, estamos na era da economia de acesso e isso tem que prevalecer nas relações com os consumidores. Afinal, nunca a loja física foi tão fundamental como no momento em que estamos vivendo. “As pessoas estão em busca de experiências e relações e é no PDV que a marca interage com seus clientes e cria conexões. Precisamos combinar forças tradicionais com a estratégia digital, dando significado para as informações”, disse.

Otelmo Albino Drebes Junior reforçou a ideia apresentando sua visão de lojista que foi para Nova Iorque acompanhar as tendências e que volta para o Estado com ainda mais força para colocar em prática na Lebes. Para ele, a grande mensagem foi simplicidade e propósito, uma vez que a complexidade do negócio não pode chegar ao cliente. “Precisamos ser simples, ter processos claros, bem definidos e facilitar ao máximo a experiência do cliente dentro da loja”. Para isso, Otelmo foi categórico: “Não adianta querer oferecer tudo e a qualquer momento para o consumidor. As pessoas buscam resolver um problema no mundo e querem se conectar com quem tem um propósito. Por isso, entenda a dor do seu cliente e oferte uma solução completa e no contexto certo”, finalizou.  

Inscrições abertas

O próximo Café com Lojistas já tem data para acontecer e está com inscrições abertas. Será no dia 21 de fevereiro, a partir das 8h30, no Auditório Henrique Gerchmann (Rua dos Andradas, 1234, 9º andar). O evento contará com a palestra de Pedro Lutz Ramos, doutor em Economia pela UFRGS e integrante da equipe do Sicredi, que vai compartilhar suas expectativas e projeções econômicas para 2018. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Garanta sua vaga agora mesmo e participe! 

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais