Dia do Consumidor: como maximizar os resultados da sua loja

Para Claudio D’Avila, consultor do Sindilojas Porto Alegre, essa pode ser mais uma oportunidade de vendas para os lojistas da Capital e Alvorada.

O Dia do Consumidor está chegando e é mais uma oportunidade para aquecer o comércio. Segundo uma pesquisa da Google, a data será considerada em breve a Black Friday do primeiro trimestre. O estudo ainda revelou que entre os entrevistados que pretendem consumir, 32% farão isso online e 31% buscarão itens em lojas físicas. Para Claudio D’Avila, consultor do Sindilojas Porto Alegre, essa pode ser mais uma oportunidade de vendas para os lojistas da Capital e Alvorada, mas é preciso estar atendendo às tendências para atrair os consumidores para dentro do estabelecimento.

A expectativa é positiva para o comércio, mas Claudio lembra que ações deste tipo devem ser realizadas não só em datas importantes, pensando na fidelização ao cliente. A coerência nas ofertas de produtos e a preparação dos estabelecimentos precisam ser rotina. Para quem não quer perder mais uma data comemorativa e precisa de inspiração para inovar, o especialista preparou 7 dicas para colocar em prática antes do Dia do Consumidor. Confira:

  1. Monte a melhor e mais atrativa vitrine com produtos perfeitamente ambientados;
  2. Faça com que a vitrine proponha claramente a venda de produtos complementares – itens de época, de interesse (margem ou conceito) ou lançamentos;
  3. Valorize a exposição de seus produtos – muitas vezes menos é mais, a organização é fundamental, respeitando a proposta de valor da sua loja;
  4. Defina a campanha previamente. Treine sua equipe de vendedores, use técnicas de argumentação, promova premiações e cotas, privilegiando sempre a venda adicional;
  5. Use um material de ponto de venda que tenha relação com a data. É necessário pensar o material de visual merchandising de forma vendedora;
  6. Facilite a circulação e a disposição dos produtos para o cliente. A circulação dentro da loja deve ser racionalizada pensando a oferta dos produtos de maior para menor valor agregado (gestão de categoria de produto);
  7. Pense no modelo de autosserviço mesmo que a sua loja trabalhe no modelo de venda assistida, isto facilitará que seu cliente se sinta confortável e atendido.

Consultoria de Mercado
Empresas associadas ao Sindilojas Porto Alegre também têm direito a consultas gratuitas com o especialista em mercado Claudio D'Avila. Para informações sobre horários e agendamentos, entre em contato pelo telefone (51) 3025-8300.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais