Profissionais do varejo visitam lojas que se destacam na fidelização de clientes
O grupo visitou cinco estabelecimentos que de destacam no varejo de Porto Alegre.
Nesta terça-feira, 20, em uma tarde de imersão ao comércio portoalegrense, 30 pessoas, entre empresários, vendedores, gerentes e consultores, participaram da primeira edição do ano do Varejo Experience. Mais que uma visita técnica, o projeto oportuniza conhecimento na prática e troca de informações com profissionais que estão à frente de grandes marcas do varejo. A curadoria do evento foi realizada pela Angela Klein, sócia proprietária da REEL Inteligência Comercial, que escolheu cinco estabelecimentos que de destacam na prospecção e fidelização de clientes.
A primeira loja visitada pelo grupo foi a Renner do shopping BarraShoppingSul. A empresa mantém o mesmo padrão em todas unidades da rede, que preza pela qualidade no atendimento ao cliente. Mas mais do que prestar um serviço de qualidade, o objetivo é também em encantar todos os consumidores que circulam pelo local. Um dos diferenciais da marca é o Encantômetro – totem de pesquisa que fica localizado na saída da loja para os visitantes registrarem sua experiência em relação ao serviço prestado. O aparelho mostra em tempo real como está a satisfação do público, que na grande maioria das vezes escolhe a opção “muito satisfeito”. A média de “não satisfeito” por mês é de 1%.
Na sequência, o grupo foi até o Shopping Total conhecer a Mothers Gestante. A loja se destaca por manter uma relação muito forte com as clientes através das redes sociais e do whats app. Com um espaço físico pequeno em relação a outros estabelecimentos localizados em centros comerciais, a empresa usa as ferramentas digitais para agilizar o processo de venda e tirar todas as dúvidas das clientes. Para isso, a proprietária da marca, Samantha Manna, disse não poupar investimento das redes sociais. “Por semana gasto R$ 1 mil. Faço sem medo, pois esse valor retorna facilmente. Cerca de 90% das minhas clientes chegam até a loja pelo Facebook e Instagram.”
O terceiro estabelecimento que fez parte da visita foi a Tea Shop do bairro Moinhos de Vento. O diretor-geral da marca Michel Bitencourt recebeu os participantes para contar a história de sucesso da marca que começou em Barcelona, na Espanha, em 1990. A empresa tem uma cartela de clientes exigentes, mas que não se importa em pagar mais para ter um produto de qualidade. Além disso, aproveitam um nicho de mercado em crescimento, que são as pessoas que buscam produtos naturais. Como uma das características forte do local é a excelência no atendimento, o famoso “boca-a-boca” é uma das principais formas usadas para prospectar novos visitantes.
Depois, os participantes do Varejo Experience foram conhecer um dos locais mais charmosos do bairro Auxiliadora. A Love It é um misto de loja de presentes e decoração com uma cafeteria. O desafio foi mostrar que a ambiente não é só um lugar para realizar compras, mas sim um espaço para ter novas experiências. A cafeteria, além de ser um diferencial, ajuda a manter as pessoas por mais tempo dentro do estabelecimento. Para atrair clientes, os proprietários se baseiam em um calendário de marketing para divulgar o serviço, de acordo com as datas comemorativas. Por exemplo, 30 dias antes da Páscoa, o foco é divulgar somente os artigos alusivos a data.
E o encerramento aconteceu na Lebes Life Store, a mais nova loja da marca que fica localizada no Centro de Porto Alegre. O espaço é uma nova proposta de conceito de negócio, que tem como objetivo disponibilizar todos os produtos e serviços que os frequentadores da região precisam. Além de realizar compras, os consumidores podem aproveitar o local para relaxar, almoçar ou tomar um café. A Lebes ficou conhecida por saber fidelizar o público, através do forte treinamento de equipe que realizam, e marketing online e offline. O objetivo é sempre fazer o cliente se sentir especial.
VAREJO EXPERIENCE ESPECIAL FBV
As inscrições já estão abertas para quem quiser participar da próxima edição do Varejo Experience. O evento fará parte da programação da Feira Brasileira do Varejo, e é aberto ao público. Clique aqui para mais informações.
Assista ao vídeo e veja como foi a edição de 2017: