Velas, barquinhos e bandejas devem ser os itens mais procurados para os festejos de Navegantes
O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou levantamento para saber como está a expectativa do comércio da Capital em relação às vendas para os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes (02 de fevereiro).
O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou levantamento para saber como está a expectativa do comércio da Capital em relação às vendas para os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes (02 de fevereiro). Foram ouvidos lojistas de floriculturas, bazares e agropecuárias. A maior parte dos entrevistados (42%) acredita que as vendas devem se manter semelhantes às do mesmo período do ano passado. Os que estão otimistas somam 22,6%, sendo que 87,5% desse número atribuem como motivo a melhora na economia. Já para 35,5% dos lojistas ouvidos, o resultado para este feriado deve ser menor desta vez, sendo a crise financeira (63,6%) e a cidade vazia (27,3%) as principais causas apontadas.
Para 64,5% dos lojistas desses segmentos, as vendas no mês de janeiro geralmente aumentam em média 29% em razão dos festejos de Navegantes. Itens como velas (83,9%), barquinhos (77,4%), bandejas (71%), bijuterias (67,7) e perfumes (29%) tendem a ser os mais procurados, seguidos por artigos religiosos (29%) e alimentos (29%) utilizados nas cerimônias (respostas múltiplas). O gasto médio para as compras desse tipo de produto deve ficar em torno de R$ 50,00 neste ano, quase duas vezes maior em comparação com o esperado no ano passado, que foi R$ 26,83.