Conexão Varejo: aprenda a desvendar as hashtags

Recurso ajuda a aumentar o alcance dos posts e a localizar o público que se interessa pelo seu conteúdo.

Elas começaram a ser usadas no Twitter, e hoje se espalharam por quase todas as redes sociais. Apesar disso, nem todos sabem para que servem e nem como utilizar as famosas hashtags. Formadas pela junção do símbolo # – apelidado de “jogo da velha” – com uma palavra ou expressão, a hashtag serve para identificar o tema do conteúdo publicado e filtrar para buscas posteriores. Quando inseridas ao final de um post, elas viram links que levam o usuário para uma lista de postagens do mesmo tópico.

Conecte-se com interessados

As hashtags servem para conectar o conteúdo ao público interessado e são mais usadas por empresas no Instagram e Facebook. Mas, para funcionar, é preciso usar corretamente o recurso.

Para começar, escolha termos pelos quais as pessoas devem buscar conteúdos como o seu, como #lookdepraia, #facavocemesmo (sem cedilha, til ou acentuações), #cordoano2019, #modaautoral. Incluir uma hashtag com a sua cidade e informar que faz vendas virtuais, com #ecommerce, também é possível. Além disso, escreva as palavras sem espaços – use #arranjosdeflores, e não #arranjos #de #flores – e tenha atenção para a ortografia. Crie hashtags próprias para engajar seu público, como o nome da loja ou para ocasiões especiais, como aniversários, com #5anoslojalua, por exemplo.

Nem todas as lojas precisam usar hashtags, mas todas que decidem usá-las precisam saber como funcionam. Utilizando da maneira correta, as hashtags podem melhorar o alcance dos posts, divulgar a marca, ajudar a localizar interessados e a interagir com eles.

Hashtags conhecidas e seus significados

#tbt: usada às quintas-feiras, se refere à “Throwback Thursday”, ou “quinta-feira do retorno”. Vai em postagens de imagens antigas – ou da semana passada – e reforça o sentimento de saudade.

#tgif: remete a “Thank God It’s Friday”, ou “Graças a Deus é sexta-feira”, em português. Por aqui, concorre com a hashtag #sextou.

#yolo: significa “você só vive uma vez”, ou “You Only Live Once”, e passa impressão de que é preciso aproveitar a vida.

#ootd / #lookdodia: o “Outfit of the day”, ou “look do dia”, tem ligação com o universo da moda. E pode até estar estampado nos provadores com uma moldura legal para selfies dos clientes!

Leia essa e outras matérias na edição de fevereiro da revista do Sindilojas Porto Alegre! Clique aqui e confira!