Conexão Varejo: aprenda a desvendar as hashtags

Recurso ajuda a aumentar o alcance dos posts e a localizar o público que se interessa pelo seu conteúdo.

Elas começaram a ser usadas no Twitter, e hoje se espalharam por quase todas as redes sociais. Apesar disso, nem todos sabem para que servem e nem como utilizar as famosas hashtags. Formadas pela junção do símbolo # – apelidado de “jogo da velha” – com uma palavra ou expressão, a hashtag serve para identificar o tema do conteúdo publicado e filtrar para buscas posteriores. Quando inseridas ao final de um post, elas viram links que levam o usuário para uma lista de postagens do mesmo tópico.

Conecte-se com interessados

As hashtags servem para conectar o conteúdo ao público interessado e são mais usadas por empresas no Instagram e Facebook. Mas, para funcionar, é preciso usar corretamente o recurso.

Para começar, escolha termos pelos quais as pessoas devem buscar conteúdos como o seu, como #lookdepraia, #facavocemesmo (sem cedilha, til ou acentuações), #cordoano2019, #modaautoral. Incluir uma hashtag com a sua cidade e informar que faz vendas virtuais, com #ecommerce, também é possível. Além disso, escreva as palavras sem espaços – use #arranjosdeflores, e não #arranjos #de #flores – e tenha atenção para a ortografia. Crie hashtags próprias para engajar seu público, como o nome da loja ou para ocasiões especiais, como aniversários, com #5anoslojalua, por exemplo.

Nem todas as lojas precisam usar hashtags, mas todas que decidem usá-las precisam saber como funcionam. Utilizando da maneira correta, as hashtags podem melhorar o alcance dos posts, divulgar a marca, ajudar a localizar interessados e a interagir com eles.

Hashtags conhecidas e seus significados

#tbt: usada às quintas-feiras, se refere à “Throwback Thursday”, ou “quinta-feira do retorno”. Vai em postagens de imagens antigas – ou da semana passada – e reforça o sentimento de saudade.

#tgif: remete a “Thank God It’s Friday”, ou “Graças a Deus é sexta-feira”, em português. Por aqui, concorre com a hashtag #sextou.

#yolo: significa “você só vive uma vez”, ou “You Only Live Once”, e passa impressão de que é preciso aproveitar a vida.

#ootd / #lookdodia: o “Outfit of the day”, ou “look do dia”, tem ligação com o universo da moda. E pode até estar estampado nos provadores com uma moldura legal para selfies dos clientes!

Leia essa e outras matérias na edição de fevereiro da revista do Sindilojas Porto Alegre! Clique aqui e confira!

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais