Abertura da 7ª Feira Brasileira do Varejo reúne autoridades e lideranças para debater inovações no varejo

Promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, evento acontece até a quinta-feira (30), em Porto Alegre, com o tema “O Varejo em Tempo Real”.

A 7ª Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, foi aberta na manhã desta terça-feira (28), no Teatro do Sesi, na Fiergs, com uma saudação especial da Pepper – robô humanoide que lê emoções e está presente no evento. A solenidade de abertura reuniu, entre as autoridades, Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador do Rio Grande do Sul; a vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, Zilá Breitenbach; e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; além de secretários estaduais e municipais, prefeitos, vereadores, representantes de entidades parceiras, empresários e lojistas. O momento contou ainda com o lançamento do novo posicionamento de marca do Sindilojas Porto Alegre e do aplicativo de marketplace Poupei.

O presidente da FBV, Ronaldo Sielichow, enfatizou a atuação de Paulo Kruse, presidente do Sindilojas, e toda equipe responsável pela realização da Feira. “Não se pode separar a qualidade do nosso negócio da qualidade das nossas pessoas”. Sielichow ressaltou a relevância da FBV como espaço de desenvolvimento, de inovação e de troca de conhecimento. Já Paulo Kruse resgatou o momento pelo qual o Brasil passa e a importância de “gente que faz” para recuperar a economia e a moral do País. “Não precisamos só comprar e vender, existe um caminho no meio, para o qual precisamos de qualificação”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre.

Durante a abertura da FBV, o Sindilojas Porto Alegre realizou dois lançamentos. Com o mote “inspiração para transformar o varejo”, o novo posicionamento de marca do Sindicato encara os desafios do mercado como caminho para o fortalecimento e a transformação do varejo da capital gaúcha. A entidade compreende que quando o horário comercial se encerra e a loja física fecha as portas, lojistas, empreendedores e entidades seguem abertas, pois inovação e desenvolvimento acontecem em tempo real, a qualquer hora do dia. Outra novidade, o aplicativo de compras Poupei, é um canal de vendas e relacionamento que utiliza tecnologia de geolocalização para facilitar a rotina de lojistas e consumidores. Por meio do Poupei, os usuários podem pesquisar produtos e efetuar compras de onde estiverem, trazendo agilidade e praticidade para o seu dia a dia, além de terem acesso a descontos exclusivos.

Silvio Colombo, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), idealizador do RS Moda, destacou o trabalho conjunto dos Sindicatos para oferecer uma ação em prol do desenvolvimento econômico. Para Gilberto Ribeiro, vice-presidente da Fiergs, a moda se consolidou como importante fator na economia brasileira. “É um prazer receber um evento tão importante na casa da indústria”, disse. Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, evidenciou o crescimento do evento. “A FBV nos desafia a pensar na evolução e no futuro dos negócios”. Segundo Bohn, é fundamental que reconheçamos a importância da reforma da previdência. “Um país só cresce se suas empresas crescerem”, afirmou.

Para encerrar a solenidade, Nelson Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre, apontou para a necessidade de debater a realidade de como se encontra o país, o estado e as cidades. “A realidade precisa ser alterada para a construção de um novo amanhã, pois fazendo do mesmo jeito será muito difícil conseguirmos resultados diferentes”. Marchezan afirmou que o dilema pelo qual o Brasil passa está ligado ao fato de a mudança interferir em interesses individuais. “Inovar é mudança e mudança dói. É importante que doa um pouco a todos, pois dói muito em apenas uma parte há muito tempo. É impossível um negócio dar certo sem pensar na cidade como um todo”, concluiu.