Conexão Varejo: Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero, fala sobre expansão da marca

Palestrante da 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo concedeu entrevista para a revista do Sindilojas Porto Alegre. Confira!

Palestrante da 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo, o CEO das Lojas Quero-Quero, Peter Furukawa, falou sobre a expansão da rede gaúcha, que prevê abrir mais de cem filiais nos próximos dois anos na região sul do País. A entrevista completa foi publicada na editoria Bate-papo da revista Conexão Varejo de maio. Confira abaixo:

> Qual a característica mais importante para um empreendedor, para você?

Além de inovação, iniciativa e coragem para tomar riscos, o empreendedor precisa ter a capacidade de encontrar, desenvolver e formar excelentes equipes. A maioria das empresas iniciantes que dão certo são formadas por uma equipe motivada e complementar. O grande desafio é encontrar as pessoas certas.

> Como a Quero-Quero enfrenta a alta rotatividade de colaboradores, característica do varejo?

Temos nos esforçado para construir uma empresa baseada em valores, na qual todos têm voz ativa para trabalharem felizes e com orgulho. Dentro disso, criamos o projeto Palavra Quero-Quero, onde o produto com atraso na entrega é enviado de graça ao cliente, e isso criou um orgulho grande nos colaboradores pela qualidade que buscamos entregar. Mesmo não sendo esse o objetivo inicial, alcançamos um grande ganho com o resultado.

> Qual o segredo de expandir em um momento de receio com a economia?

Nossas lojas abertas nos anos de 2014 a 2016 tiveram um excelente retorno, mesmo durante a crise. Em 2017, inauguramos 16 lojas e, em 2018, 35. Neste ano, já temos 42 das 50 lojas que devemos abrir com contrato de aluguel fechados. A nossa maior dificuldade é produzirmos bons gerentes e boas equipes. Para isso, contamos com vários programas de formação que priorizam o desenvolvimento de colaboradores que já fazem parte de nossas equipes.

> A atuação da Quero-Quero é muito forte no interior. Qual característica das cidades menores atrai a rede?

Buscamos desenvolver relacionamento com as comunidades, já que nas cidades do interior essa proximidade é o que existe de mais importante. Queremos estar na vida de nossos clientes em vários momentos. Por isso, operamos com três categorias de varejo: material de construção, eletro e móveis. Oferecemos um cartão de crédito que permite financiamento e empréstimos. Além disso, temos a adquirência que potencializa o relacionamento, já que nosso cartão é aceito no posto de gasolina, no supermercado e nas lojas locais.

> Como a rede entende o e-commerce?

Fui presidente de um grande marketplace no início das operações de e-commerce no Brasil e vivi bastante esse mercado. No entanto, nossa base de clientes ainda utiliza pouco essa plataforma. Além disso, mesmo nos EUA, somente 6% do faturamento do setor vem do e-commerce. Nosso público ainda gosta de ir à loja comprar e pedir ajuda. Ainda assim, mantemos um canal online com o app da Verdecard, nosso braço financeiro, que está alcançando mais de 300 mil downloads.

Quer ler a revista completa? Clique aqui e confira!