Intenção de consumo dos gaúchos cresce em outubro

Índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Fecomércio-RS, mostrou alta de 6,0% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Fecomércio-RS, teve alta de 6,0% este mês, em comparação com outubro de 2018. A Entidade alerta que apesar da alta, as famílias gaúchas estão cautelosas em relação ao consumo, já que, na comparação com setembro deste ano, houve queda de 1,7% (91,1 pontos) no índice. O indicador que mede a segurança em relação ao emprego avançou 2,8% na comparação anual, mas variou -1,3% frente ao mês anterior, ao atingir 109,8 pontos. É o quarto mês consecutivo de variação negativa no índice.

Já o indicador referente ao nível de consumo atual registrou 96,4 pontos, recuando 7,3% em relação ao ano passado e demonstrando queda de 3,2% frente ao mês anterior. Foi a primeira retração anual desde fevereiro de 2017. Em relação ao acesso a crédito, a pesquisa registrou 76,3 pontos, elevação de 31,6% em relação a outubro de 2018. Segundo a entidade, apesar das altas subsequentes, a redução do pessimismo ocorre de forma gradual, deixando o indicador ainda distante da neutralidade.

Fonte: Jornal do Comércio

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais