Fred Alecrim aborda a importância da venda com significado na Palestra Especial

Evento do Sindilojas Porto Alegre encerrou a programação de qualificação do ano promovida pela Entidade.

Cerca de 600 pessoas se reuniram na noite da última segunda-feira (25), no Salão de Atos da PUCRS, para ouvir atentamente às reflexões do palestrante Fred Alecrim, durante a Palestra Especial do Sindilojas Porto Alegre. Atraídos pelo tema “Pare de vender assim”, título do livro recém-lançado por Fred em coautoria com Kiko Kisklansky, os presentes tiveram uma aula sobre abordagem de vendas e a nova mentalidade de consumo.

Segundo o palestrante, a relação entre os clientes e as marcas está mudando, se tornando muito mais verdadeira e afetiva. Por isso, quem trabalha no varejo deve entender que o foco deve ser nas pessoas e que bater meta torna-se a consequência de uma venda humanizada. “Quem compra por causa desse tipo de vendedor, que quer a qualquer custo bater sua meta, não retorna mais à loja”, disse. Fred, que já passou por diversas experiências no segmento varejista, ressaltou que o lucro é fundamental, mas que o problema está em esse ser o único desejo. Para ele, é possível ganhar dinheiro e fazer bem para o mundo.

Para comprovar isso, o palestrante compartilhou exemplos de empresas que conseguiram cativar o público e ter sucesso mesmo diante da crise, seguindo uma abordagem humanizada e deixando claro o seu propósito, o que ele traduz como “venda com significado”. “Se as pessoas têm um propósito, as marcas também devem ter”, defendeu. De acordo com pesquisas apresentadas, o cliente pode gastar até 9 vezes mais com uma marca que deixa clara a sua razão de existir e os assuntos que busca defender, prova de que o consumidor de hoje está mais consciente. Portanto, comprar tem se tornado, inclusive, um ato político: “as pessoas se perguntam se o dinheiro que vão gastar na sua loja será usado para melhorar ou para explorar o mundo”.

Outro ponto levantado por Fred é o aumento do engajamento dos próprios funcionários quando a empresa utiliza esse tipo de abordagem também internamente, com a equipe. Nesses casos, até o colaborador que deixa o local passa a divulgá-lo para o seu círculo social e torna-se consumidor da marca. E contar com colaboradores engajados é fundamental para o resultado da empresa, segundo ele. “Ao entendermos que tempo é vida, e não dinheiro, todos saem ganhando. Precisamos de mais relações ‘4 g’, onde ganha a empresa, a equipe, o cliente e o mundo. Quando alguém não estiver ganhando, a relação acaba”, finalizou.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais