Vendas de Natal aumentam em 4,2% no comércio em relação a 2018

Ticket médio acima do indicado previamente pelos consumidores ajudou a alavancar as vendas.

Um levantamento realizado nesta quinta-feira, 26, pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, indicou que o comércio obteve resultado superior ao do ano passado no Natal. O aumento médio ficou em 4,2% em lojas de vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos e bazares da capital gaúcha.

Questionados sobre o possível motivo para esse crescimento, lojistas relataram o 13º salário e a liberação do FGTS, que aqueceu o comércio no mês de dezembro. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o segundo fator foi extremamente positivo para o setor: “a decisão do governo em adiantar o calendário do saque do FGTS deu o impulso que os lojistas precisavam para encerrar o ano e para iniciar 2020 mais otimistas”, declarou.

O ticket médio também foi satisfatório, ficando acima do indicado previamente em pesquisa com consumidores sobre intenção de compra para a data: de R$ 164 ficou em R$ 197. Roupas, calçados e eletroeletrônicos apareceram no top 3 dos mais vendidos, seguidos por perfumes/cosméticos, brinquedos, artigos de decoração e acessórios.

A respeito do pagamento, os lojistas relataram que a forma preferida dos clientes foi a parcelada no cartão de crédito (51,3%), seguida de à vista no débito (33,3%), à vista em dinheiro (10,3%) e em parcelas no crediário (5,1%). O período de maior movimento segue sendo a véspera da data (24), representando 52,5% de toda a movimentação, seguido da semana anterior ao Natal (22,5%) e do final de semana anterior ao Natal (20%). Quem antecipou as compras em 15 dias representam apenas 5% dos consumidores.

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