Conexão Varejo: como gerar um conteúdo envolvente nas redes

Confira na matéria da revista do Sindilojas Porto Alegre o que é engajamento, o que ele diz sobre o conteúdo publicado pela sua loja e como torná-lo mais eficaz.

Gerar engajamento é, sem dúvidas, o grande objetivo de empresas que apostam nas redes sociais. Medido pelo nível de relacionamento e de interação dos fãs com a marca, ele se traduz em curtidas, comentários e compartilhamentos, mas não somente isso. Uma ação de engajamento ocorre toda a vez que um seguidor faz o que a marca pede a partir de uma “chamada para ação” (CTA, ou “call to action”, em linguagem técnica). Alguns exemplos de CTAs são os termos “comente, marque, responda”, que deixam claro o objetivo de cada postagem.

Relevância se conquista

Como explica o CEO da GlobalAd, Vinícius Ghise, o primeiro passo para gerar engajamento é conhecer a fundo o seu público. “O lojista deve aproveitar os momentos frente a frente com o cliente para entender sobre ele, seus gostos e hábitos, e levar isso em conta para embasar a geração de conteúdo útil”, explica. Só engaja o conteúdo que é interessante. Por isso, a dica de Vinícius para o feed de notícias é a seguinte medida: 80% do conteúdo das marcas deve falar da área em que a empresa é especialista – como dicas de looks, combinação de cores e estampas, no caso de lojas de vestuário, por exemplo –, com informações que facilitam a vida do consumidor; e somente 20% do conteúdo comercial. E até mesmo as publicações comerciais têm que ser interessantes, com base em campanhas e vantagens para o seguidor. Não basta postar a foto de um produto com o preço e esperar que isso engaje alguém.

Métricas para ficar de olho
Alcance: quantidade de contas atingidas pelo post
Impressões: quantidade de vezes que o post foi exibido
Salvar/favoritar: volume de posts favoritados ou salvos

Para engajar mais!
> Monitore as menções da sua marca
> Interaja com os seguidores
> Responda com agilidade
> Personalize as mensagens para o seu público

Gostou deste conteúdo? Clique aqui para acessar a publicação completa e conferir outras matérias.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais