Conexão Varejo: na onda da influência
Confira entrevista exclusiva com uma das palestrantes confirmadas para a 8ª edição da FBV: Débora Alcantara.
Irmã do meio de um trio de mulheres que ficou conhecido como irmãs Alcantara, Débora Alcantara é especialista em branding e construção de marcas, além de palestrante confirmada na FBV 2020. Desafiando o mercado, ela se tornou uma empreendedora serial e mantém com as irmãs o Orna Group, que reúne as marcas Efeito Orna, de cursos, o blog Tudo Orna, a Orna Fórmula, de skincare, e a cafeteria Orna Café. Débora concedeu uma entrevista exclusiva para a revista do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo, e deu dicas sobre gestão de marcas. Confira abaixo!
O que é o marketing de influência?
É o tipo de marketing que possui como estratégia atuar em parceria com profissionais conhecidos como influenciadores, que trabalham com a promoção de marcas.
Diferentemente do marketing de conteúdo – em que as próprias marcas criam seus materiais de comunicação –, é o influenciador que concebe e produz conteúdos feitos especialmente para as marcas parceiras.
O que faz de uma pessoa um influenciador?
Todas as pessoas são influenciadoras, mas no marketing digital influenciador é o produtor de conteúdo. Não só quem concebe a ideia, mas quem produz e entrega o produto final para a marca. Isso traz muitos ganhos porque dá um alcance ainda maior para as empresas e traz humanização e personalização com conteúdos produzidos por alguém que é real, e não mais aquele artista inatingível da propaganda tradicional.
Como você explica a influência nesta época de fake news?
A facilidade de acesso às informações é um ganho enorme para a sociedade, mas traz desafios que exigem de todos a capacidade de filtrar os conteúdos. Fala-se muito que o consumidor está cada vez mais consciente, mas a verdade é que estamos passando por um processo que exige cuidado e consciência de que todos somos influenciadores do nosso círculo. Não só os grandes influenciadores que geram as fake news, somos nós, nos nossos pequenos grupos.
De que forma você explica o fato de que as pessoas influenciadoras estão assumindo a confiança que antes era depositada nas marcas?
Sempre soubemos que as marcas são feitas por pessoas, mas antes das redes sociais tudo era muito impessoal. Com isso, os influenciadores conquistaram espaço porque traduzem o que as pessoas sempre buscaram, que é humanização. Algumas marcas entenderam e conseguem personificar isso, como a Netflix, mas a figura do influenciador surge para fazer esse elo e tornar as marcas mais próximas para o consumidor.
O que o público pode esperar da sua palestra na Feira Brasileira do Varejo?
Uma pessoa apaixonada pelo que faz e com muita energia de transmitir conhecimento técnico para ajudar os varejistas a transformarem os seus negócios por meio das novas ferramentas e novidades do mercado, tendências para que todos possam ter novos negócios e ótimas vendas conectado ao seu público.
“Até mesmo segmentos que não atuam com marketing de influência podem usar a criatividade para serem pioneiros, abrirem esse caminho e colherem os frutos, como nós fizemos com o @apartamento.33”_Débora Alcantara
Gostou da entrevista? Acesse os demais conteúdos da edição de fevereiro/2020 na publicação digital, clicando aqui.