Varejo brasileiro poderá deixar de vender R$ 11,8 bilhões devido aos feriados de 2020

Em Porto Alegre, lojas poderão abrir mediante acordo coletivo. Acesse a matéria para ver como garantir a lucratividade do seu negócio nessas datas.

Um levantamento da Fecomércio-SP indicou que os feriados nacionais terão impacto de 11,8 bilhões de reais este ano no varejo nacional. Somente no Rio Grande do Sul, o prejuízo estimado é de R$ 1,2 bilhão, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No total, serão dez feriados prolongados no RS, um a mais que no restante do país, que cairão em sextas ou segundas-feiras. De acordo com a estimativa, a perda será 53% maior do que a prevista para 2019 de 7,6 bilhões de reais. Dentre os setores que sofrerão o maior prejuízo no período estão o comércio de combustível, artigos de papelaria e joias e relógios, com perda de 4,48 bilhões de reais, alta de 47% em comparação ao ano passado. 

Com isso, os empresários e gestores devem ficar atentos ao processo de vendas para garantir a lucratividade de seus negócios mesmo diante da sazonalidade. “Alguns feriados como Carnaval e Corpus Christi contam como pontos facultativos e demandam ainda mais dias de folga, afetando inclusive o funcionamento do serviço público. O ano também terá os feriados municipais e estaduais e isso acaba impactando a produtividade do comércio”, comenta Alberto Júnior, especialista em vendas e fundador do Grupo Life Brasil – holding especialista em seguros de vida.

Lojas abertas em Porto Alegre

Na capital gaúcha, para minimizar o prejuízo com os feriados deste ano o Sindilojas Porto Alegre negociou junto ao Sindec-POA uma medida para possibilitar a abertura do comércio nessas datas. Para isso, é preciso que cada empresa realize acordo coletivo com as entidades. Basta manifestar o interesse em aderir para que seja providenciada a devida formalização, que irá garantir o funcionamento normal, com empregados, em feriados. Clique aqui e confira os demais benefícios do acordo coletivo. 

Dicas para vender mais

De acordo com Alberto Junior, do Grupo Life Brasil, algumas estratégias podem ajudar a garantir a lucratividade das empresas este ano. “O empreendedor e os vendedores precisam ter um desempenho maior nesses períodos, com foco, métricas semanais e balizadores da sua estratégia, com base no seu negócio. Isso aumenta a geração da receita para a empresa. Estabelecer uma meta de vendas que deve ser realizada semanalmente, ajuda na precificação do seu produto e na geração de valor”, comenta o especialista.

Para quem atua com vendas diretas, mensurar a taxa de conversão de atendimento é um fator chave para aumentar as vendas. “O vendedor precisa saber quantos atendimentos deverão ser feitos durante a semana e quais são os melhores dias para vendas, conforme o perfil de cada cliente, pois quanto maior a sua performance, maior será o seu engajamento”, explica Alberto Júnior.

Para a geração de resultados de vendas é preciso planejar o que se deseja obter. “Uma dica é estabelecer um valor de faturamento e a partir disso serão realizadas estratégias que ajudarão a alcançar os resultados. O cliente também precisa saber que é a sua empresa, o que ela faz e por que precisa utilizar os seus produtos ou serviços”, comenta. “O investimento em publicidade e redes sociais também é uma boa opção. Ações de marketing criativas ajudam a atrair mais clientes”, explica.

Fonte: Fecomércio-RS

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais