Imprevistos balançam a economia e lojistas devem se preparar, alerta palestrante do Café com Lojistas
Giovana Menegotto, economista da Fecomércio-RS, apresentou no evento desta quarta-feira (04) fatores que devem influenciar os negócios neste ano.
Analisar o cenário econômico é fundamental para poder tomar decisões nos negócios. E foi com o intuito de ajudar os lojistas e empresários da Capital a entenderem o que está por vir nesse sentido que Giovana Menegotto, economista da Fecomércio-RS, palestrou no Café com Lojistas da última quarta-feira (04).
Preparados para uma possível melhora no cenário econômico para os próximos meses com as previsões existentes até o final de 2019, empresários, não apenas de Porto Alegre como do mundo todo, terão que adotar algumas medidas quanto ao planejamento e à organização de suas empresas para obterem resultados satisfatórios ao longo deste ano. Isso porque o que haviam projetado até poucos meses atrás poderá mudar conforme as incertezas do cenário econômico.
Influenciados por acontecimentos como eleições, tensões ou acordos entre países, votações de projetos e também por epidemias, como o coronavírus, que já tem impactado a indústria e até o varejo, fatores como o PIB, a taxa de juros, a inflação e o câmbio devem estar sempre no radar dos lojistas. E com os dados analisados até então, a expectativa, segundo Giovana, é de crescimento lento para o setor varejista. “Mesmo com a desvalorização do câmbio e a exportação em baixa, o aumento do potencial de consumo da população, com o mercado de trabalho mais aquecido, menores taxas de crédito e juros baixos podem favorecer o varejo”, ponderou.
Para que a economia siga melhorando, entretanto, a especialista reforça que é fundamental que as reformas sigam acontecendo no Brasil. Mas não é apenas dos fatores externos que os empresários devem se basear. Quem deseja ver o seu negócio crescer precisa sair do lugar comum e fazer por si. “Pensar em ações que atendam ao consumidor moderno, cada vez mais conectado e movido a experiências, ter foco no cliente e desenvolver o engajamento da equipe é o que vai fazer a diferença no resultado.”
Clique aqui para obter a apresentação exposta no evento.