Sindilojas Porto Alegre orienta comércio a adotar medidas preventivas para reduzir transmissão de coronavírus

Entidade chama a atenção de lojistas para ações rigorosas de higiene e contra a aglomeração de pessoas.

O Sindilojas Porto Alegre, atento à situação de urgência de frear a transmissão e contaminação pelo coronavírus (COVID-19), recomenda que os lojistas evitem o pânico e sigam algumas orientações por tempo indeterminado em seus negócios. São elas:

• Higienizar constantemente as máquinas de pagamento, balcões e espaços compartilhados com com álcool 70%;
  • Dar preferência para pagamentos no cartão e reduzir o manuseio de cédulas. Quando houver, higienizar as mãos imediatamente;
  • Se atentar ao número de clientes presentes no ambiente para preservar a distância recomendada pelos órgãos de saúde;
  • Lojas que têm e-commerce, dar preferência para esse tipo de venda.

A Entidade informa, ainda, que está empenhando os melhores esforços para negociar junto ao Sindec-POA regras coletivas para o afastamento temporário de funcionários, recomendando que o mesmo já seja adotado para aqueles que façam parte dos grupos de risco: idosos, pessoas com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e insuficiência renal, gestantes e pessoas com imunidade comprometida.

O Sindilojas Porto Alegre reconhece que será um período difícil para o setor varejista, assim como para a continuidade das atividades como um todo. Entretanto, defende que medidas de prevenção são necessárias neste momento para que os prejuízos sejam os menores possíveis, e conta com a compreensão e colaboração dos empresários e consumidores. Outras orientações poderão ser divulgadas nos próximos dias de acordo com as atualizações dos órgãos de saúde.