Acordo inédito permite a abertura de lojas no feriado de Corpus Christi na Capital

Sindilojas Porto Alegre realizou negociação junto ao Sindec POA para que os estabelecimentos comerciais possam abrir com o uso de funcionários.

Uma negociação coletiva inédita entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA) resultou na permissão de abertura das lojas do setor varejista no próximo feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 11 de junho. O Sindilojas Porto Alegre espera que, com isso, os estabelecimentos comerciais possam recuperar parte do prejuízo que tiveram enquanto estavam com as portas fechadas durante a pandemia, já que o feriado antecipa uma data importante para o setor: o Dia dos Namorados. Segundo Paulo Kruse, presidente da Entidade, “o momento pede flexibilização para todos os envolvidos, pois tanto lojistas quanto funcionários já foram muito prejudicados e precisam se unir para superar as perdas”.

O novo acordo estipula que os empregados que trabalharem na próxima quinta-feira devem receber o valor de R$ 46,21 pelo feriado trabalhado, refeição ou vale em valor pré-estabelecido de acordo com o número de empregados. Os trabalhadores também terão direito a uma folga a mais.

A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria firmada entre as entidades para o período de novembro/2019 a outubro/2020 contém regras que visam equilibrar as relações de trabalho entre os empregadores e os empregados. Entre elas, está a proibição de abertura de lojas com o uso de empregados durante os feriados que ocorrerem neste período (o que está sendo flexibilizado, conforme explicado acima, em função do atual momento). A CCT prevê ainda que as lojas que desejarem abrir nessas condições, em feriados e com o suporte de funcionários contratados, devem firmar acordo coletivo diretamente com os sindicatos, e que as lojas que não obedecerem tais regras ficariam sujeitas à fiscalização e multa, condição que deixa de valer excepcionalmente para o próximo feriado de Corpus Christi. Cabe ressaltar que a abertura é opcional, e não obrigatória, e que as lojas devem seguir as orientações de higienização e funcionamento conforme estipulado no decreto nº 20.583, publicado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

O novo acordo para a próxima data foi intermediado pelo escritório parceiro do Sindilojas Porto Alegre, Flávio Obino Filho Advogados Associados.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais