Artigo: Interdependência

Artigo escrito pelo presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, publicado no jornal Zero Hora desta sexta-feira, 10 de julho.

Neste momento, lutar pela sobrevivência das empresas do comércio, um dos maiores setores da economia, tornou-se algo tão urgente quanto lutar pela vida das pessoas. Afinal, há vidas que dependem deste setor para sobreviver. Deparar-se com famílias que passaram anos e mais anos apostando em negócios que agora estão impedidos de funcionar é desolador. E é tão ruim quanto isso sabermos que este efeito é dominó para a sociedade.

Sendo assim, desde o começo das ações restritivas para enfrentamento ao coronavírus buscamos maneiras de preservar o funcionamento do comércio da Capital, pois estar de portas fechadas nunca foi uma opção. Entendemos que respeitar regras seja fundamental e uma obrigação de todos, portanto, ajudamos a construir um protocolo para as lojas. Dialogamos incansavelmente com os nossos governantes em busca de soluções, o que seguimos fazendo. Auxiliamos os lojistas em questões como negociação de despesas e relações de trabalho, bem como na manutenção das empresas por meio de assessorias gratuitas em diversos assuntos, com o intuito de ajudá-los a se adaptarem a este novo momento de consumo.

Mas lutar por mudanças enquanto vemos, por exemplo, a falta de fiscalização efetiva para a prática do comércio informal por parte das autoridades, a população ocupando parques e praças sem seguir o mínimo do que se espera para impedir a transmissão do vírus, não é aceitável. A saúde do povo e de nossas empresas depende hoje de um esforço coletivo, construído a partir da consciência e da atitude de cada um. Precisamos de mais colaboração. É apenas esse o caminho para vencermos esta pandemia, pessoas e empresas.

*Por Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.
**Publicado na sexta-feira, 10 de julho de 2020, no jornal Zero Hora.