Sindilojas Porto Alegre e entidades representativas lançam manifesto em apelo aos porto-alegrenses

Lideranças ratificam o compromisso de respeito à ordem pública e solicitam a colaboração de todos para o enfrentamento da covid-19 e o breve retorno às atividades.

Diante do anúncio de um possível lockdown na cidade de Porto Alegre, realizado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na última sexta-feira (17), lideranças empresariais se reuniram durante o final de semana para definir uma posição uníssona sobre o assunto. Diversas entidades concordaram, portanto, em reitarar o compromisso de respeito às regras anunciadas em decreto pelas autoridades governamentais e em solicitar o apoio da população para que seja possível retornar o quanto antes às atividades. Ainda assim, as lideranças reforçam a necessidade de propor uma adequação aos níveis de isolamento social atualmente proposto à sociedade. Confira o texto na íntegra:

"Aos cidadãos de Porto Alegre:

Diante das medidas restritivas que há mais de 100 dias vigoram na nossa cidade, decretadas em face do combate à covid-19, as entidades abaixo assinadas, representando setores de extrema importância para a nossa economia, manifestam à sociedade porto-alegrense a posição de:

1. Ratificar o nosso compromisso de respeito à ordem pública, seguindo as determinações expressas nos diferentes decretos estaduais e municipais, que buscam, assim esperamos, preservar a saúde e a vida da população de nossa cidade;

2. Continuar a adotar, como temos feito desde o princípio da pandemia, todos os protocolos sanitários para o funcionamento dos estabelecimentos dos nossos associados. Locais onde, ressaltamos, não há registro de foco de contaminação pelo Coronavírus, até a presente data;

3. Reiterar que, embora fieis ao compromisso colaborativo, a suspensão das nossas atividades, por um período superior a 100 dias, já representa um grau de sacrifício de recursos que superam a capacidade de sobrevivência das empresas que sofreram restrições à sua atividade. Neste sentido, os segmentos essenciais que mantiveram-se abertos e que assinam a presente carta, solidarizam-se com os demais setores que tiveram sua atuação restringida neste período. Associa-se a isto, o fato de que a manutenção de restrições tão severas às atividades produtivas, também acarreta riscos de consequências desastrosas para a economia, para a preservação e geração de empregos e, por conseguinte, da saúde e da vida.

Por fim, na expectativa de conciliarmos os interesses que são comuns a todos, solicitamos aos cidadãos e demais habitantes de Porto Alegre que colaborem no sentido de respeitarem os níveis de distanciamento social instituídos bem como solicitar, ainda, às autoridades constituídas, a melhor e justa adequação dos níveis de isolamento social, dada a importância de superarmos, com brevidade e de forma organizada, o momento grave que atravessamos, colaborando, cada um a seu modo, para a urgente retomada das nossas atividades.

Assinam este manifesto:

Sindilojas POA