NRF 2021: pandemia forçou transformação para sustentar os negócios

Mitch Joel, fundador do Six Pixels Group, refletiu sobre as oportunidades trazidas pela pandemia, como a aceleração da implementação das ferramentas digitais 

O primeiro capítulo da NRF Retail’s Big Show 2021, maior evento de varejo do mundo, está acontecendo inteiramente online, com uma intensa programação de palestras e bate-papos. Uma das apresentações foi de Mitch Joel, fundador do Six Pixels Group, com uma reflexão interessante em relação às oportunidades trazidas pela pandemia, como a aceleração da implementação de inovações e ferramentas digitais nos negócios. 

“É claro que essa crise tinha a capacidade de ser vista como mais uma grande depressão. Ainda temos de ver como a economia vai se comportar nos próximos meses, agora com vacinas ao redor do mundo. Mas, como varejistas, podemos ver este período como o que eu chamo de ‘a grande compressão’. Tudo foi comprimido a um mesmo lugar”, comentou. 

Entre os exemplos trazidos pelo palestrante, está a repentina digitalização de vários espaços. Desde crianças aos mais idosos, todos tiveram de se relacionar com as ferramentas online. E muito mudou em relação à compreensão destes grupos sobre o que a tecnologia realmente é. 

Sendo assim, ele traz três palavras-chave: sobreviver, sustentar e ambicionar (em inglês, “the 3 S’s: survive, sustain and strive”). “De repente, todos entramos no modo de sobrevivência. Depois, passamos a buscar como sustentar os negócios por mais tempo: clientes, contas, equipes. E, por fim, podemos pensar em como manter esses esforços para o que vem pela frente”, disse Joel. 

Outro ponto abordado diz respeito ao comportamento do consumidor. “Há diferenças entre comprar e fazer compras. Antigamente, comprar online era apenas uma transação comercial, mas pensar em fazer compras trazia a ideia de experiência, envolvendo passeio, entretenimento. No entanto, durante a pandemia, essas nuances mudaram. Com os protocolos, sair para comprar se torna algo mais transacional, rápido, sem espaço para experiências, para manter a segurança. Já as grandes marcas online conseguiram pensar na experiência e as pessoas passaram a ‘fazer compras’ online”, refletiu o palestrante. 

Com isso, ele defende que uma nova oferta de serviços foi a maior mudança percebida em relação às experiências durante a pandemia. E, a partir do momento que a empresa passa a oferecer um novo serviço, não pode voltar atrás. 

“Experienciamos algo que nos forçou a inovar para sustentar nossos negócios. E a questão é: você pode fazer coisas diferentes. Você pode pensar em como ver essa grande compressão. O mundo está mudando muito, mas você tem que se colocar no centro dos holofotes. Porque não basta sobreviver e sustentar, é preciso se esforçar e ter ambição para seguir em frente”, concluiu Joel.

Leia a cobertura de outras palestras da NRF 2021:
"É hora de aceitar que as lojas físicas se tornarão um suporte da venda online", diz CEO da GDR Creative Intelligence
CEO da JP Morgan Chase defende foco nas pessoas para a retomada econômica
Live commerce é tendência na humanização do atendimento online
7 resoluções para o varejo em 2021
Mudanças de comportamento e consumo no varejo são destaques no primeiro dia de NRF online
Walmart na pandemia: Chefe de Atendimento ao Cliente fala sobre adaptações e perspectivas em bate-papo na NRF 2021
Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar a experiência do consumidor
"A tecnologia melhora a experiência nas lojas físicas, mas jamais substituirá a interação humana", diz Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo
Painel reforça a importância de um planejamento centrado no atendimento ao cliente

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe o Prêmio Atena pelo case da FBV

    Veja mais
    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais